Jornal Povo

MP entra com ação contra cobrança de taxas de manutenção de jazigos perpétuos

O Ministério Público entrou com uma ação contra a Prefeitura do Rio sobre a cobrança da taxa de manutenção anual dos jazigos. De acordo com o MP, a taxa de manutenção é inconstitucional porque viola um direito adquirido dos proprietários dos jazigos perpétuos.

O pedido foi entregue ao procurador-geral da Justiça, Eduardo Gussem, que vai encaminhar para o Tribunal de Justiça do Rio.

No mês passado, o órgão especial do TJ declarou inconstitucional o decreto que permitia a cobrança de quem tinha adquirido.

No início da semana, a prefeitura começou a convocar os titulares dos jazigos a se recadastrarem,  assinando novos contratos. Segundo o MP, dessa forma esses proprietários ficam passíveis de uma cobrança de taxa de manutenção do jazigo, o que é ilegal.

“O recadastramento nada mais é que a atualização de dados cadastrais e não uma forma de adquirir a propriedade. Por isso, considero a manobra mero expediente para burlar o cumprimento da ordem judicial. A pessoa não está comprando um novo jazigo, ele já existia, “, explica Rodrigo Terra.

O promotor enviou o material referente ao recadastramento para o procurador-geral da Justiça, e, caso seja de seu entendimento, Gussem deve comunicar a manobra ao relator da ação, o desembargador Luiz Zveiter. Foi dele a decisão de julho desse ano, que determinou que as pessoas que já possuíam jazigos perpétuos — em negócios anteriores a 2014 — não poderiam ser cobradas com essa taxa.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.