O termo “vírus data Fifa” é usado na Europa quando um jogador volta ao clube com uma lesão sofrida após defender sua seleção nacional e, por consequência, vira desfalque. No Brasil, a “doença” é sentida bem antes: basta a presença nas convocações da seleção para o prejuízo nas competições nacionais se desenhar.
Com a lista tripla desta sexta-feira, envolvendo principal, pré-olímpica e sub-17, nove clubes do Brasileirão (quase a metade) perderão 14 titulares. Ampliando o olhar para jogadores usados de forma recorrente nos times principais, são 18 ausências em duas rodadas da Série A, já que o calendário nacional não para em datas Fifa.
Com a lista de Tite na seleção principal, Flamengo e Grêmio perderão dois jogadores cada um. O líder do Brasileirão cederá Gabigol, artilheiro da competição, e o zagueiro Rodrigo Caio. O Grêmio, por sua vez, ficará sem o atacante Éverton e o meia Matheus Henrique.
– É desafiador ter bom senso. Eu procuro olhar os diferentes lados das situações e ter o ganha-ganha. Neste momento estão seleção, clubes e atletas. Os presidentes Landim e o Bolzan nos conhecem. Sabem quanto temos cuidados em relação a isso. Conciliar todos os fatores por vezes é impossível. Procuramos ter bom senso, mas dar oportunidade aos atletas que vêm merecendo – argumentou o técnico Tite.
Ao todo, a seleção principal conta com sete jogadores de times brasileiros. E nessa conta entram ainda os goleiros Weverton, do vice-líder Palmeiras, e Santos, do Atlhetico Paranaense, além do lateral-direito Daniel Alves, do São Paulo.
Mas a seleção olímpica amplia o raio de prejuízo aos clubes na próxima data Fifa. Atual campeão da Copa do Brasil, o Athletico-PR ainda cederá o meia Bruno Guimarães. O Fluminense, por sua vez, pressionado pela briga contra o rebaixamento, ficará de uma vez só sem o volante Allan e o lateral-esquerdo Caio Henrique.
A lista do técnico André Jardine ainda conta com o goleiro Cleiton, do Atlético-MG, clube que cederá o lateral-direito Guga, atualmente na reserva. O Corinthians cederá o meia Pedrinho, enquanto o São Paulo também liberará o meia-atacante Antony. O Santos ficará sem o lateral-esquerdo Felipe Jonatan, que é reserva, assim como o Internacional perderá Bruno Fuchs, zagueiro reserva.
– Como um todo, temos que olhar os dois lados da situação. Os clubes tem seus objetivos para a competição. Temos somente três convocações antes do pré-olímpico. São apenas seis amistosos. Cada convocação vale para mim como dois meses de trabalho. São jogos importantíssimo – citou o técnico André Jardine.
A convocação da sub-17 completa o pacote de desfalques. O Vasco é quem sentirá mais, já que Talles Magno, atacante titular, vai perder pouco mais de um mês de Brasileirão (10 rodadas). A fase de preparação começa em 7 de outubro e a final do Mundial Sub-17 será em 17 de novembro. Nessa mesma lista está o meia Reinier, hoje no banco do Flamengo. Liberar jogadores está fora de cogitação.
– Jogar Mundial é um prêmio ao atleta, um prêmio ao clube que criou e formou esse atleta. É o maior prêmio que ele pode ter na vida. Não me passa na cabeça um pedido de qualquer clube para desconvocar um jogador – disse Branco, coordenador das categorias de base da CBF.
CONFIRA A LISTA DOS ATLETAS QUE JOGAM NO BRASIL:
TITULARES
Santos (Athletico-PR)
Weverton (Palmeiras)
Daniel Alves (São Paulo)
Rodrigo Caio (Flamengo)
Matheus Henrique (Grêmio)
Everton (Grêmio)
Gabigol (Flamengo)
Cleiton (Atlético-MG)
Caio Henrique (Fluminense)
Allan (Fluminense)
Bruno Guimarães (Athletico-PR)
Pedrinho (Corinthians)
Antony (São Paulo)
Talles Magno (Vasco)
RESERVAS
Reinier (Flamengo)
Guga (Atlético-MG)
Felipe Jonatan (Santos)
Bruno Fuchs (Internacional)