Jornal Povo

Seleções brasileiras tiram 14 titulares de 11 clubes do Brasileirão

O termo “vírus data Fifa” é usado na Europa quando um jogador volta ao clube com uma lesão sofrida após defender sua seleção nacional e, por consequência, vira desfalque. No Brasil, a “doença” é sentida bem antes: basta a presença nas convocações da seleção para o prejuízo nas competições nacionais se desenhar.

Com a lista tripla desta sexta-feira, envolvendo principal, pré-olímpica e sub-17, nove clubes do Brasileirão (quase a metade) perderão 14 titulares. Ampliando o olhar para jogadores usados de forma recorrente nos times principais, são 18 ausências em duas rodadas da Série A, já que o calendário nacional não para em datas Fifa.

Com a lista de Tite na seleção principalFlamengo e Grêmio perderão dois jogadores cada um. O líder do Brasileirão cederá Gabigol, artilheiro da competição, e o zagueiro Rodrigo Caio. O Grêmio, por sua vez, ficará sem o atacante Éverton e o meia Matheus Henrique.

– É desafiador ter bom senso. Eu procuro olhar os diferentes lados das situações e ter o ganha-ganha. Neste momento estão seleção, clubes e atletas. Os presidentes Landim e o Bolzan nos conhecem. Sabem quanto temos cuidados em relação a isso. Conciliar todos os fatores por vezes é impossível. Procuramos ter bom senso, mas dar oportunidade aos atletas que vêm merecendo – argumentou o técnico Tite.

Ao todo, a seleção principal conta com sete jogadores de times brasileiros. E nessa conta entram ainda os goleiros Weverton, do vice-líder Palmeiras, e Santos, do Atlhetico Paranaense, além do lateral-direito Daniel Alves, do São Paulo.

Mas a seleção olímpica amplia o raio de prejuízo aos clubes na próxima data Fifa. Atual campeão da Copa do Brasil, o Athletico-PR ainda cederá o meia Bruno Guimarães. O Fluminense, por sua vez, pressionado pela briga contra o rebaixamento, ficará de uma vez só sem o volante Allan e o lateral-esquerdo Caio Henrique.

A lista do técnico André Jardine ainda conta com o goleiro Cleiton, do Atlético-MG, clube que cederá o lateral-direito Guga, atualmente na reserva. O Corinthians cederá o meia Pedrinho, enquanto o São Paulo também liberará o meia-atacante Antony. O Santos ficará sem o lateral-esquerdo Felipe Jonatan, que é reserva, assim como o Internacional perderá Bruno Fuchs, zagueiro reserva.

– Como um todo, temos que olhar os dois lados da situação. Os clubes tem seus objetivos para a competição. Temos somente três convocações antes do pré-olímpico. São apenas seis amistosos. Cada convocação vale para mim como dois meses de trabalho. São jogos importantíssimo – citou o técnico André Jardine.

A convocação da sub-17 completa o pacote de desfalques. O Vasco é quem sentirá mais, já que Talles Magno, atacante titular, vai perder pouco mais de um mês de Brasileirão (10 rodadas). A fase de preparação começa em 7 de outubro e a final do Mundial Sub-17 será em 17 de novembro. Nessa mesma lista está o meia Reinier, hoje no banco do Flamengo. Liberar jogadores está fora de cogitação.

– Jogar Mundial é um prêmio ao atleta, um prêmio ao clube que criou e formou esse atleta. É o maior prêmio que ele pode ter na vida. Não me passa na cabeça um pedido de qualquer clube para desconvocar um jogador – disse Branco, coordenador das categorias de base da CBF.

CONFIRA A LISTA DOS ATLETAS QUE JOGAM NO BRASIL:

TITULARES

Santos (Athletico-PR)

Weverton (Palmeiras)

Daniel Alves (São Paulo)

Rodrigo Caio (Flamengo)

Matheus Henrique (Grêmio)

Everton (Grêmio)

Gabigol (Flamengo)

Cleiton (Atlético-MG)

Caio Henrique (Fluminense)

Allan (Fluminense)

Bruno Guimarães (Athletico-PR)

Pedrinho (Corinthians)

Antony (São Paulo)

Talles Magno (Vasco)

RESERVAS

Reinier (Flamengo)

Guga (Atlético-MG)

Felipe Jonatan (Santos)

Bruno Fuchs (Internacional)

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.