Um adolescente de 15 anos morreu, na tarde desta segunda-feira, após a explosão de uma granada. Nathan Leandro da Silva Lopes andava de bicicleta em uma área de treinamento de tiros do Exército, localizada dentro do Parque Municipal Natural de Gericinó, na Baixada Fluminense. O menino, que estava acompanhado dos amigos, encontrou o artefato que explodiu em sua mão.
De acordo com familiares, Nathan morreu ainda no local da explosão. A tia do adolescente, Carla Lopes, disse que a família está arrasada com a tragédia. “Está sendo muito difícil. A gente sabe que nada vai trazer o meu sobrinho de volta. A dor que a gente está sentindo é muito grande, mas eles (Exercito) terão que dar uma resposta sobre esse acidente. Eram quadro meninos brincando, como foi apenas o meu sobrinho, poderia ter acontecido com os quatro garotos. Como que o Exército não vê isso? Como que os garotos conseguiram entrar ali?”.
Em nota o Comando Militar do Leste disse que está apurando os fatos. “Por se tratar de área de acesso proibido, destinada à instrução militar, incluindo tiro com armamento pesado, granadas e explosivos, seu acesso possui sinalização de advertência, alertando para a proibição e o perigo da transposição. Durante o deslocamento pela área, os menores encontraram artefatos militares. Ao removerem indevidamente os artefatos do solo e efetuarem a sua manipulação, um deles veio a explodir. A onda explosiva feriu mortalmente um deles e infligiu ferimento de menor gravidade em outro. O terceiro menor nada sofreu. A Polícia do Exército foi acionada para conduzir a perícia no local. O menor ferido foi evacuado para o Hospital da Vila Militar, medicado e passa bem. O Comando Militar do Leste solidariza-se com as famílias dos menores e lamenta o trágico acidente”.
O corpo de Nathan será enterrado às 15h30 desta terça-feira no cemitério de Olinda.