Jornal Povo

Sérgio Cabral é esperado nesta terça em CPI na Alerj sobre previdência

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) foi convocado para prestar depoimento nesta terça-feira (24) na CPI da RioPrevidência na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Cabral é esperado às 14h. A convocação foi feita pelo presidente do grupo, Flávio Serafini (PSOL).

“A ideia com a convocação é entender se a captação feita pelo Rio Previdência no governo Cabral foi para financiar corrupção ou em benefício de empresas internacionais”, afirma o parlamentar.

De acordo com a CPI, o rombo nos cofres do Rio Previdência chega a R$ 30 bi e foi provocado pela Operação Delaware – venda de royalties do petróleo a investidores estrangeiros em troca de dinheiro imediato – em 2014.

O ex-presidente do Rio Previdência, Gustavo Barbosa, negou qualquer tipo de motivação política nessa operação e afirmou que toda condução técnica foi feita com amparo do Banco do Brasil.

Em junho, a CPI Rio Previdência ouviu o ex-secretário de Fazenda do Estado do Rio, Sérgio Ruy Barbosa, que minimizou o impacto que as operações de antecipação de royalties causaram aos cofres do Rio de Janeiro.

“Durante sete anos e meio, ele permaneceu como responsável pelas finanças do governo Cabral, com quem tinha uma relação muito próxima, e assumiu que fez parte das decisões que fragilizaram a economia do Rio”, afirmou Serafini.