Jornal Povo

SUPERVIA: Falta de respeito com usuários gera revolta de passageiros dos ramais Santa Cruz e Baixada Fluminense

Nova Iguaçu: Segundo informações da SuperVia, o ramal Deodoro, que atende os bairros da Região Central e da Zona Norte do Rio, terá seus horários modificados a partir do dia 1º de outubro. Os serviços serão encerrados uma hora mais cedo, às 21h, mesmo nos dias úteis. Por conta disso, a partir desse horário, trens dos ramais Japeri e Santa Cruz serão paradores, e tal medida, provocou a criação de um grupo que pretende fazer um abaixo-assinado contra os novos horários. O comunicado sobre a mudança vem sendo divulgado por avisos sonoros nas estações de trens. A medida causará impacto na vida de milhares de pessoas que trabalham e estudam no Centro, mas moram na Zona Oeste e na Baixada Fluminense.
Para evitar a mudança, passageiros deram início a um abaixo-assinado online pelo WhatsApp. São usuários do ramal Santa Cruz e baixada fluminense que distribuem panfletos nas composições e convida outras pessoas que também precisam do transporte a enviar a mensagem “TREM” para um número de celular. Após o envio, uma conversa é iniciada com a explicação sobre o requerimento e a decisão da Supervia.
A Agetransp informou que o Conselho Diretor da agência irá se reunir para avaliar a mudança. A entidade irá discutir os impactos na operação dos ramais Santa Cruz, Japeri, Deodoro e Belford Roxo. Catarina Andrade, de 22 anos, estuda na Unirio e tem aulas no Centro e na Urca. A jovem mora em Campo Grande, na Zona Oeste, e costuma voltar para casa por volta das 21h. Da Central até onde mora, ela leva 1h30 pelo ramal Santa Cruz, expresso. Com a mudança, chegar em casa vai ficar mais demorado e perigoso.
“Ouço mais relatos de assaltos em trens paradores, porque a proximidade entre uma estação e outra facilita a fuga de assaltantes. Sem contar que o maior tempo para chegar em casa é prejudicial”, lamenta.
A SuperVia explica que a definição é um ajuste operacional e que não haverá alteração no intervalo entre os trens. A empresa destaca que os avisos sobre a mudança são divulgados no site da empresa

A partir de 01/10, nos dias úteis, no período da noite*, os passageiros do ramal Deodoro passarão a ser atendidos pelos trens dos ramais Santa Cruz e Japeri, que se tornarão paradores no mesmo período. Quanto aos intervalos, não haverá alterações. 

MPRJ de olho.

Estações de trem negam acesso a pessoas com deficiência

Resultado de imagem para MPRJ ajuíza ação para que Supervia promova acessibilidade nas estações da malha ferroviária municipal

Foto: Alerj/Divulgação

O MPRJ ajuizou ação para que Supervia promova acessibilidade nas estações da malha ferroviária municipal por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência da Capital, ação civil pública (ACP) com pedido de liminar para que a Supervia adote medidas eficazes de acessibilidade nas estações e composições da malha ferroviária no município do Rio de Janeiro. Na ação, com base no Inquérito Civil (205/2015), o MPRJ requer que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida tenham adequada a acessibilidade nos trens e estações da concessionária, que a concessionária realize diagnóstico situacional, em até seis meses, de todos os trens e estações no município, de acordo com os parâmetros técnicos de acessibilidade, apontando as obras e adaptações necessárias, que deverão ser classificadas por grau de complexidade (baixo, médio, alto e altíssimo).

DAS IRREGULARIDADES E VIOLAÇÕES ÀS NORMAS DE ACESSIBILIDADE NAS ESTAÇÕES LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO A Concessionária Supervia opera o serviço de trens urbanos na região metropolitana, para tanto conta com uma malha ferroviária de 270 quilômetros, trafegados através de 05 ramais, 03 extensões e 104 estações de trem. Segundo informado pela própria concessionária demandada, cerca de 600.000 (seiscentos mil) passageiros são transportados diariamente nos trens, em 12 municípios. 

*Confira as estimativas de horários das últimas partidas expressas dos terminais:

De Santa Cruz para a Central do Brasil: 20h10

Da Central do Brasil para Santa Cruz: 20h4

De Japeri para a Central do Brasil: 20h

Da Central do Brasil para Japeri: 20h53

Fique ligado. A partir dos horários acima, todas as viagens serão paradoras. Os horários são estimados para condições normais da operação dos trens e estão sujeitos a ajustes.

Para mais informações, você pode ligar para o SuperVia Fone, no 0800 726 9494, ou entrar em contato pelas redes sociais (Twitter ou Facebook).

*Esta matéria é informativa dos usuários dos trens urbanos, com replicas da Supervia.

P/Arinos Jornalista

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.