Jornal Povo

Deputados propõem entregar Medalha Tiradentes a Jorge Jesus, técnico do Flamengo

O futebol pode unir até mesmo as correntes mais distintas na política. Prova disso é que três deputados estaduais propuseram que Jorge Jesus, técnico do Flamengo, recebesse a Medalha Tiradentes, destinada a quem prestou relevantes serviços à causa pública do Estado.

Alexandre Knoploch (PSL), André Ceciliano (PT) e Rodrigo Bacellar (Solidariedade) propuseram a ideia que ainda precisa ser aprovada em plenário. Caso os demais deputados aceitem a proposta, a honraria deve ser entregue em novembro.

Se a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro conceder a Medalha Tiradentes ao técnico do Flamengo, o português entrará num grupo que conta com nomes diversos como Jair Bolsonaro, Marielle Franco, Olavo de Carvalho e Paulo Freire.

Os deputados

Alexandre Knoploch (PSL – partido do presidente Jair Bolsonaro) está no primeiro mandato de deputado estadual e foi o quarto mais votado para o cargo em 2018, com 103.639 votos. Recentemente deu um soco em um homem em audiência pública na Uerj sobre cotas raciais nas universidades. Ele alega apenas ter revidado uma agressão que sofrera.

André Ceciliano (PT) é o atual presidente da Alerj e está no quarto mandato. O nome do petista constava no relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) – que ficou famoso por constar o nome do senador Flávio Bolsonaro. Ceciliano foi o deputado apontado com o maior valor do relatório (R$ 49,3 milhões) que indica movimentações financeiras suspeitas. O deputado nega que as transações sejam ilícitas.

Rodrigo Bacellar (Solidariedade) está no primeiro mandato na Assembleia do Rio. Originário de Campos dos Goytacazes, ele é adversário político dos ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus.