Jornal Povo

Defensoria Pública da União pede na Justiça fim do contingenciamento de verbas das universidades do RJ

A Defensoria Pública da União protocolou na última quarta-feira (25) uma ação civil pública pedindo a Justiça para garantir o funcionamento das instituições de ensino federais do Estado do Rio de Janeiro. O defensor Daniel Macedo pediu que seja suspenso o contingenciamento de verbas do governo federal.

No último mês, ele se reuniu com reitores e diretores da UFRJ, da UFF, da Unirio, UFRRJ e outras unidades que sinalizaram que podem parar as atividades até o fim do mês.

“Tendo em vista que a educação, enquanto direito garantido pela Carta Constitucional, depende, para o seu exercício, da atuação do Estado e da respectiva alocação de recursos orçamentários necessários, a presente ação busca garantir que as universidades e institutos federais de educação do Rio de Janeiro não tenham seu funcionamento e manutenção comprometidos de maneira irreversível em razão do Decreto nº 9.741 de 2019”, diz um trecho do documento.

Setores importantes como segurança, limpeza e alimentação já estariam apresentando problemas. O defensor afirma que R$ 350 milhões foi contingenciado este ano.

Na UFF, o contrato de serviços de segurança foi reduzido em 50%. Na UFRRJ, em Seropédica, o corte foi de 100%. Na UFRJ, a universidade não paga a conta de luz desde janeiro.

Na Unirio, estudantes afirmam que falta manutenção.

“Tem [aparelhos] de ar-condicionado quebrados, que não funcionam, ventiladores que não funcionam, luzes quebradas”, explicou Yago Graco, estudante de história.

Uma marquise despencou há meses e o banheiro possui rachaduras.

Algumas salas de aula não possuem quadros. Portas e janelas também apresentam problemas. Quem come no bandejão convive com esgoto por perto.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.