Jornal Povo

Justiça do RJ adia decisão da reabertura da Avenida Niemeyer

A Justiça do RJ adiou a decisão sobre reabrir ou não a Avenida Niemeyer, fechada há quase quatro meses. A próxima sessão para definir o impasse pode ficar só para novembro.

Em uma sessão nesta quarta-feira (25), dois dos três desembargadores da 13ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça votaram pela liberação da via, mas um terceiro pediu vista – quando é solicitado um tempo indeterminado para analisar o processo.

Como foi o julgamento

O desembargador Mauro Pereira Martins, relator do recurso da prefeitura, abriu a sessão. Ele reviu decisão anterior e votou para conceder parcialmente o efeito suspensivo – reabrir a avenida em dias secos.

A segunda a se manifestar foi a desembargadora Sirley Biondi, que acompanhou o relator, abrindo dois votos a zero pela liberação da via, exceto em chuvas.

O desembargador Agostinho Teixeira, último a votar, pediu vista, afirmando que a avenida é “um barril de pólvora”.

“São vidas humanas. A Niemeyer tem precedentes de deslizamentos, pessoas já morreram por causa disso. É um barril de pólvora. Prefiro ter a cautela de analisar melhor a questão para ter a convicção da decisão”, justificou Teixeira.

Após o pedido de vista, citando que era uma pauta de interesse público, o presidente da sessão, desembargador Fernando Fernandy Fernandes – que não votou -, ainda tentou convencer por quatro vezes o colega a voltar atrás e votar a questão.