Jornal Povo

Agentes do programa Segurança Presente denunciam falta de pagamento de salários

 

Agentes do programa Segurança Presente, que realizam patrulhamento complementar ao da polícia em 11 bairros e 2 municípios do Rio de Janeiro, estão sem receber os salários do mês de agosto.

A previsão era que o pagamento fosse feito antes do 10º dia útil de setembro, mas o mês está quase no fim e os salários ainda não foram depositados.

De acordo com os agentes, que tiveram as identidades preservadas, os problemas nos pagamentos acontecem desde o início do projeto.

“Lidamos aí desde o começo com esse atraso de salário constante. A gente tem que se virar aí para arrumar dinheiro para vir trabalhar, pegar emprestado. As coisas começam a faltar em casa e, quando você tenta contato com alguém, simplesmente dizem que não tem previsão de pagamento”, afirma um agente.

A equipe do Segurança Presente é composta por policiais militares de folga, agentes Civis, egressos das Forças Armadas e assistentes sociais. Atualmente, trabalho é realizado nos bairros da Lapa, Aterro do Flamengo, Lagoa, Ipanema, Leblon, Laranjeiras, Copacabana, Tijuca e Méier.

O programa também existe em Nova Iguaçu e Niterói, por convênio com as respectivas prefeituras dos municípios.

Em nota, o Governo do Estado informou que o atraso dos salários se trata de um problema técnico no sistema de processamento da folha de pagamento e que até a próxima sexta-feira (4), “o pagamento dos agentes do Segurança Presente será efetuado”.