Jornal Povo

Após reagir no Brasileirão, Fluminense reduz risco de rebaixamento de 78% para 12%

A série de cinco jogos de invencibilidade tem feito o Fluminense, enfim, respirar no Brasileirão. E os números refletem isso. Com os últimos resultados, o Tricolor, hoje sob o comando do técnico Marcão, reduziu o risco de rebaixamento para 12%. Os dados são do site Infobola, do matemático Tristão Garcia.

Atualmente, a equipe ocupa a 14ª colocação com 29 pontos em 25 das 38 rodadas e está a quatro pontos do primeiro time do Z-4. A porcentagem mais alta de risco de queda foi de 78%, atingida após a derrota para o Avaí, pela 17ª rodada, a primeira partida de Oswaldo de Oliveira, sucessor de Fernando Diniz, no comando da equipe na competição. Na época, o Flu tinha apenas 12 pontos e ocupava o 18º lugar, na zona de rebaixamento.

De lá para cá, foram nove jogos (contando com a partida adiada contra o Palmeiras). Nos cinco primeiros, ainda com Oswaldo, foram duas vitórias, um empate e duas derrotas. E nas últimas quatro partidas, já com Marcão no comando, foram três vitórias e um empate. Com 17 pontos somados, tem a terceira melhor campanha neste período, com menos pontos apenas que o Flamengo, que fez 25.

– O Fluminense estava no fundo do poço após perder para CSA e Avaí e precisava reagir. Mas tinha tempo, diferentemente de 2009. E vem fazendo uma grande campanha nas últimas nove rodadas. Você olha para a tabela e ele segue lá embaixo porque acumulou um déficit muito grande no início da competição – disse o matemático, que ressaltou que vitórias como visitante, como contra Fortaleza e Botafogo, contribuíram para uma redução drástica nas chances de queda.

A média histórica de linha de corte segura na “Era dos pontos corridos” é de 45 pontos. Desta forma, o Fluminense precisaria de mais 16 pontos nos últimos 13 jogos (39 pontos em disputa) para praticamente se ver livre do rebaixamento – por exemplo, cinco vitórias e um empate, ou quatro vitórias e quatro empates. O que equivale a um aproveitamento de 41%. O do time no campeonato é 38,7% e, no returno, de 61%.