Jornal Povo

Mais três eleitos ao Conselho Tutelar do Rio têm candidaturas impugnadas

[cmsmasters_row data_shortcode_id=”71p4pgvz4l” data_padding_bottom_mobile_v=”0″ data_padding_top_mobile_v=”0″ data_padding_bottom_mobile_h=”0″ data_padding_top_mobile_h=”0″ data_padding_bottom_tablet=”0″ data_padding_top_tablet=”0″ data_padding_bottom_laptop=”0″ data_padding_top_laptop=”0″ data_padding_bottom_large=”0″ data_padding_top_large=”0″ data_padding_bottom=”50″ data_padding_top=”0″ data_bg_parallax_ratio=”0.5″ data_bg_size=”cover” data_bg_attachment=”scroll” data_bg_repeat=”no-repeat” data_bg_position=”top center” data_color=”default” data_bot_style=”default” data_top_style=”default” data_padding_right=”3″ data_padding_left=”3″ data_width=”boxed”][cmsmasters_column data_width=”1/1″ data_shortcode_id=”0rzveez9vq” data_animation_delay=”0″ data_border_style=”default” data_bg_size=”cover” data_bg_attachment=”scroll” data_bg_repeat=”no-repeat” data_bg_position=”top center”][cmsmasters_text shortcode_id=”zxp81o18v” animation_delay=”0″]

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio), órgão responsável pelas eleições, impugnou a candidatura de mais três eleitos ao Conselho Tutelar do Rio. Na última segunda-feira (14), outras nove candidaturas já tinham sido barradas por irregularidades durante a campanha ou no dia da eleição.

Eleitos impugnados nesta quarta:

  • Fernanda de Souza Costa – CT 05 – Ramos
  • Paulo Santos Keller CT 09 – Campo Grande
  • Alexandre Andre Taques- CT 12 – Coelho Neto

A nova lista com os nomes dos três eleitos que estão impedidos de assumirem seus postos de trabalho foi publicada nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial do Município.

A comissão eleitoral do CMDCA segue avaliando as denúncias e dando o prazo legal de 48 horas para que os eleitos possam se defender das acusações. Segundo o órgão, novas impugnações ainda podem acontecer.

As eleições do último dia 6 tiveram reclamações de pessoas que não conseguiu votar e denúncias variadas. Em todo o estado, o Ministério Público do Rio recebeu 113 denúncias de irregularidades no dia da eleição. Ao longo de todo processo eleitoral, o CMDCA recebeu mais de 300 denúncias, entre elas reclamações de boca de urna, compra de voto, caravanas de eleitores patrocinadas por movimentos religiosos, eleitores tendo que fotografar seu voto e até festas open bar para eleitores.

Antes mesmo do dia das eleições, outras suspeitas de irregularidades foram levantadas. Entre os possíveis problemas, algumas pessoas apontavam a ligação de candidatos com milicianos e a manipulação nas escolhas dos locais de votação.

O conselho ainda não publicou a lista definitiva da composição de cada conselho tutelar. O resultado preliminar foi divulgado na última terça-feira (8).

[/cmsmasters_text][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row]