Jornal Povo

Veja como será a sessão da Alerj que pode soltar deputados presos

[cmsmasters_row data_shortcode_id=”zusq7znn3h” data_padding_bottom_mobile_v=”0″ data_padding_top_mobile_v=”0″ data_padding_bottom_mobile_h=”0″ data_padding_top_mobile_h=”0″ data_padding_bottom_tablet=”0″ data_padding_top_tablet=”0″ data_padding_bottom_laptop=”0″ data_padding_top_laptop=”0″ data_padding_bottom_large=”0″ data_padding_top_large=”0″ data_padding_bottom=”50″ data_padding_top=”0″ data_bg_parallax_ratio=”0.5″ data_bg_size=”cover” data_bg_attachment=”scroll” data_bg_repeat=”no-repeat” data_bg_position=”top center” data_color=”default” data_bot_style=”default” data_top_style=”default” data_padding_right=”3″ data_padding_left=”3″ data_width=”boxed”][cmsmasters_column data_width=”1/1″ data_shortcode_id=”mbtfngh7mg” data_animation_delay=”0″ data_border_style=”default” data_bg_size=”cover” data_bg_attachment=”scroll” data_bg_repeat=”no-repeat” data_bg_position=”top center”][cmsmasters_text shortcode_id=”trxeqd35lf” animation_delay=”0″]

Deputados estaduais do RJ se reúnem a partir do meio-dia desta terça-feira (22) na Assembleia Legislativa (Alerj) para decidir se libertam cinco colegas presos na Operação Furna da Onça.

O Plenário atende a uma determinação da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, que no dia 16 passou à Alerj a responsabilidade sobre o caso.

Quem pode ser solto

  1. André Corrêa (DEM);
  2. Chiquinho da Mangueira (PSC);
  3. Luiz Martins (PDT);
  4. Marcos Abrahão (Avante);
  5. Marcus Vinicius Neskau (PTB).

Como será a sessão

  1. 12h: o Colégio de Líderes da Alerj se reúne para uma prévia;
  2. 13h: começa a sessão extraordinária no plenário. São necessários pelo menos 36 votos para a soltura.
  3. Ao fim da sessão, o resultado é comunicado ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

Comissão recomenda soltura

Nesta segunda-feira (21), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa decidiu, por 5 a 2, pela soltura dos presos.

Veja como votou cada membro da CCJ:

  • Carlos Minc (PSB) – soltura;
  • Dr. Serginho (PSL) – prisão;
  • Jorge Felippe Neto (PSD) – soltura;
  • Luiz Paulo (PSDB) – prisão;
  • Márcio Pacheco (PSC) – soltura;
  • Max Lemos (MDB) – soltura;
  • Rodrigo Bacelar (SDD) – soltura.

O projeto elaborado pela CCJ mantém os presos “impedidos de exercer os respectivos mandatos”, considerando que a posse deles foi suspensa. Os cinco também não receberiam salários.

O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), disse que a discussão do projeto começou na semana passada e que essa foi a saída encontrada pela Casa após a decisão do STF.

“Há um artigo específico que mantém eles afastados do mandato. Eles vão responder pelo processo e serão julgados, mas não estarão presos como agora”, explicou.

Ceciliano admite ainda que, a pouco mais de um ano para a eleição, os deputados estão divididos para a votação, principalmente aqueles que vão às urnas.

“Muitos [deputados] que serão candidatos a prefeito [em 2020] estão saindo de lado por causa da eleição, mas a obrigação nossa é de enfrentar esse caso, assim como a privatização da Cedae e o aumento de 11% para 14% da contribuição previdenciária”, afirmou.

[/cmsmasters_text][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row]