Jornal Povo

SUA OPORTUNIDADE: Faetec-rj abre mais de 7.000 vagas grátis para 2020

Foto: Google

A Faetec abriu inscrições para 7.205 vagas para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Técnico de Nível Médio, Superior e Educação à Distância (EAD semipresencial). As oportunidades são para todo o estado, para ingresso a partir do primeiro semestre de 2020. Os interessados podem se inscrever pelo site do Instituto Selecon (www.selecon.org.br) até o dia 18 de novembro.

São 140 vagas para Educação Infantil, 469 para o Ensino Fundamental e 110 de Ensino Médio (Formal Geral/Normal Médio). As maiores oportunidades são para os Cursos Técnicos de Nível Médio. São 3.349 vagas distribuídas nas modalidades Subsequente e Concomitância Externa, 1.875 na Integrada e outras 60 para Especialização. Para Educação Superior foram destinadas 702 vagas, além de 500 oportunidades para Educação à Distância (EAD semipresencial). Os editais, com todas as informações, assim como cronograma e pré-requisitos estão disponíveis no site da Selecon.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, essa é uma oportunidade imperdível de estudar em uma rede forte, que por meio de um ensino de excelência, transforma o futuro de muitos alunos. “O mercado de trabalho precisa cada vez mais de profissionais capacitados, e nós temos a Faetec para ajudar a suprir essa demanda. E melhor, ao alcance de todos, com ensino gratuito e de qualidade. Aos interessados, não deixem de aproveitar essa grande chance. Inscrevam-se!”, incentiva o secretário.

Não há cobrança de inscrição para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (Formação Geral/Médio Normal). Os candidatos receberão um número para concorrer ao sorteio das vagas, no dia 7 de dezembro pela Loteria Federal. Já para as vagas de Ensino Fundamental Integral, Técnico, Educação à Distância, Superior e Especialização, a taxa custa de R$ 55, que poderá ser paga em qualquer agência bancária até o dia 19 de novembro. Nessas modalidades, o processo seletivo será realizado por meio de prova, prevista para o dia 8 de dezembro, de acordo com o cronograma. A única exceção é para o curso Técnico de Teatro, da ETE Martins Pena, onde o ingresso é feito através de Teste de Habilidade Específica, que acontece nos dias 7 e 8 de dezembro, por ordem alfabética.

Especificações das vagas

Há vagas para cursos Técnicos em Modelagem do Vestuário; Produção de Moda; Edificações; Estética; Química; Informática; Informática para Internet; Rede de Computadores; Programação de Jogos Digitais; Edificações; Administração; Logística; Enfermagem; Cozinha; Automoção Industrial; Eletrônica; Eletrotécnica; Eletromecânica; Segurança do Trabalho; Meio Ambiente; Construção Naval; Manutenção de Máquinas Navais; Saneamento; Análises Clínicas; Prótese Dentária; Manutenção de Sistemas Metroferroviário; Mecânica; Telecomunicações; Qualidade; Agenciamento de Viagem; Hospedagem; Dança, Eventos; Produção em Áudio e Vídeo; Publicidade; e Secretaria Escolar. Há ainda a Especialização, para quem já possui Nível Médio em Enfermagem. Para a Educação a Distância, as vagas são para o curso de Administração, e podem se candidatar pessoas que já tenham concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.

Para o vestibular, as oportunidades são em Tecnologia em Sistemas para Internet, na Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faetecrj) Barra Mansa; Tecnologia em Sistemas da Informação e Tecnologia em Gestão Ambiental, na Faetecrj Paracambi; Tecnologia em Logística e Licenciatura em Pedagogia, na Faetecrj Três Rios; Tecnologia em Processos Gerenciais, na Faetecrj Duque de Caxias; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na Faetecrj Rio; Licenciatura em Pedagogia, no Iserj; Licenciatura em Pedagogia, no Isepam; Licenciatura em Pedagogia na Faetecrj Santo Antônio de Pádua, Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana; e Tecnologia da Informação e da Comunicação, na Fartecrj Petrópolis.

P/ Arinos Jornalista