Jornal Povo

Moradores de Austin atingidos pelo temporal participam do programa ‘Prefeitura Presente’

Edição: Hyago Santos/Jornal O Povo

A Prefeitura de Nova Iguaçu segue oferecendo serviços às famílias atingidas pela chuva de granizo da semana passada. Essa semana, na terça-feira, o programa ‘Prefeitura Presente’ ofereceu serviços de assistência social, saúde e educação para moradores de Austin. A ação aconteceu na Rua da Recordação, na Praça do Batuta.

Foram disponibilizados três ônibus com médicos clínicos e pediátricos, além de psicólogos que ficaram a disposição da população. Os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde foram: agendamento de mamografia, realização de testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, pesagem para o Bolsa Família, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar e caderneta do idoso.

Já a Secretaria de Assistência Social ofereceu o cadastramento e recadastramento do ‘Bolsa Família’ e benefício de Prestação Continuada; agendamento de 1ª e 2ª via de carteira de trabalho e de 2ª via de RG, da carteira do idoso; reconhecimento de paternidade; Vale Social; ID Jovem e cadastramento na Agência Nova Iguaçu de Oportunidades. Também teve aferição de pressão arterial e verificação de glicose. Além disso também foram oferecidos cadastramentos no programa ‘Busca Ativa Escolar’, que tem como objetivo buscar vagas para criança que não estão na escola; bem como orientações para liberação de alvará de empresas; solicitação de segunda via de impostos e parcelamento da dívida ativa (IPTU,Taxas,ISS), além de isenção de IPTU para idosos  e orientação e consulta de processos da Secretaria Municipal de Economia e Finanças (SEMEF).

“Com todo esse momento de tensão devido a perca das telhas e móveis de dentro de casa, minha pressão subiu. Durante a consulta com o médico no ônibus, fui surpreendida com a pressão 21×12 e a glicose 149. Não podemos deixar a saúde de lado”, afirmou a aposentada Eliza Monteiro Pereira, de 52 anos.

Também vítima da chuva de granizo, a doméstica Rosana Ferreira de Oliveira, 44, passou pelos testes rápidos da saúde e agradeceu ao apoio dado pela Prefeitura de Nova Iguaçu.

“A população de Austin necessitava destes serviços, pois muita gente perdeu quase tudo, como documentos. Consegui me cadastrar no Bolsa Família e na Agência Nova Iguaçu de Oportunidades para tentar trabalhar com carteira assinada. Fiz todos os testes rápidos e tive tempo para me consultar com um médico clínico. Minha pressão estava 17×11. Liguei o sinal de alerta”, contou.