Jornal Povo

Aclamada por mestre da Cultura Brasileira, Carla Coreira agita a cidade, com o som do Tambor de Crioula do Maranhão

Carla Coreira, é Filha de Mestra Roxa Belfort e Coreira de Mestre Felipe de Sibá, nascida e criada em meio às manifestações da Cultura Popular do Maranhão, Carla tem levado o Tambor de Crioula para diversas cidades do país. Com ela traz todos os fundamentos, história, toques, toadas do Tambor de Crioula do Maranhão e as outras manifestações deste estado tão reveladores da riqueza e diversidade cultural do nosso país, virou referência no assunto e muito requisitada para workshops, palestras e eventos que abordam a Cultura Maranhense.

Aclamada por Gilberto Gil e Ariano Suassuna, traz a pura essência dos fundamentos da brincadeira do Tambor de Crioula, Patrimônio Imaterial Brasileiro. Carla é idealizadora do projeto” Mulheres que Dão no Couro”, oficinas de toque de tambor exclusiva para mulheres.

Foi ela quem criou e mantém a Capelinha de São Benedito, local conhecido do Centro Histórico por abrigar parte do lixo da cidade e hoje, uma referência da Cultura Nacional. Carla também lutou e conseguiu revitalizar a capelinha da Praça da Faustina, também em São Luís, onde organiza rodas de Tambor, ministra oficinas, homenageia Mestres e Mestras e organiza apresentações com participação dos grupos locais.

Com passagem bem breve pelo Rio, a  maranhense irá ministrar uma oficina com dois dias de imersão na história, nos cantos, na dança e  toques do Tambor de Crioula, no Centro Cultural “Olho da Rua”, em Botafogo, Zona Sul Carioca, também irá promover rodas de tambor pela cidade e será homenageada por grupos de cultura e personalidades cariocas.