Jornal Povo

Wilson Witzel visita Centro de Operações da Polícia Metropolitana de Londres

O governador Wilson Witzel visitou, nesta quarta-feira, o Centro de Operações Especiais da Scotland Yard, a Polícia Metropolitana de Londres. Witzel também realizou uma palestra no principal fórum de debates do Reino Unido sobre a América Latina, o Canning House.

No centro de comando da instituição britânica, o governador trocou experiências com o representante da Scotland Yard, David Seton, e conversou sobre a realização de um intercâmbio entre os policiais militares e civis do Rio e a Polícia Metropolitana de Londres.

“Estou muito impressionado com o que vi durante a visita. O sistema é bem semelhante ao que usamos no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), mas é sempre bom conhecermos e estudarmos estruturas novas para aperfeiçoar o trabalho das nossas polícias”, ressaltou Witzel, que estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Lucas Tristão.

A estratégia de trabalho da Polícia de Londres, a organização das ações e o sistema de monitoramento britânico para combater e prevenir a criminalidade foram alguns dos temas abordados durante a visita.

“Trabalhamos em parceria com diversos países e teremos o prazer de trocar essa experiência com as polícias do Estado do Rio de Janeiro para superarmos os desafios que cidades como Londres e Rio têm”, explicou David Seton.

Palestra

Na palestra sobre as perspectivas políticas e econômicas para o Estado do Rio de Janeiro, Witzel traçou um panorama sobre os projetos realizados em áreas como segurança, saneamento e mobilidade urbana. A restruturação da Região Metropolitana também foi apresentada no evento. O governador ressaltou ainda a melhora do ambiente de negócios, que vai atrair nos próximos dez anos US$ 250 bilhões em investimentos.

“O Rio de Janeiro passou por momentos difíceis nos últimos anos, resultado da falta de investimentos e da corrupção. Hoje, o cenário é outro. O Rio é um dos estados brasileiros que mais captam novos negócios por causa da segurança jurídica que tem agora. Queremos que os investidores nos ajudem no desenvolvimento econômico, garantindo geração de emprego e renda”, disse Witzel.

O Canning House promove o relacionamento entre Reino Unido, América Latina e Península Ibérica desde a década de 40. O objetivo do fórum é trocar informações, estabelecer contatos e realizar debates sobre política, economia e negócios.