Jornal Povo

Amor à arte: tatuador como filosofia de vida

O caminho para a fama na carreira de tatuador é longo. A maioria não começa liderando seu próprio estúdio. E foi exatamente desta forma que o tatuador Cacau Broder consolidou sua carreira.
Com mais de 30 anos de profissão e 18 do estúdio Broder Tattoo, localizado no Andaraí, Cacau se apaixonou pela arte.
Neste ramo, existe hierarquia e alguns profissionais ingressam em cargos semelhantes aos de estagiário ou gerente. No início, suou a camisa como aprendiz, atendente, limpando e arrumando a loja Banzai Tattoo House, dos pioneiros da arte Marcos Davies e Jorge Davies, na década de 80, até virar tatuador.
Natural do Rio Grande do Sul, Cacau veio para o Rio de Janeiro e, com amor à arte, em uma grande oportunidade abriu seu próprio negócio.
Sua carreira vem agregada ao talento e a responsabilidade pelo trabalho bem feito.
“Abri a Broder Tattoo em um momento importante da minha vida e estou aqui até hoje. Eu amo a arte, amo o que eu faço e tenho melhorar 1% todo dia”, afirmou.
Prêmios marcam e afirmam a trajetória de Cacau, que durante tantos anos de carreira obteve diversas conquistas, como jurado na Tattoo Life, Tattoo Zone, entre outras, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo.
Recentemente, Cacau esteve presente na Tattoo Week, em São Paulo, maior evento da América Latina, se reciclando e reencontrando amigos de longa data.
E, por falar em Tattoo Week, vale ressaltar que Cacau Broder já está preparado para o próximo evento, que acontecerá em janeiro.
Na primeira semana de dezembro também estará presente na Terê Ink Convenção e, ainda no mesmo mês, estará na 6° Convenção de Tatuagem de Saquarema.
Encontros e convenções
Cacau se sente muito honrado por ter recebido convite e ter participado do primeiro encontro de tatuadores que aconteceu no Brasil, em 1986, no Let it Be Bar. Local onde os tatuadores se reuniam para trocar informações e mostrar seus trabalhos de maneira informal.
Pelo alcance do público jovem, as empresas de tatuagem estão investindo cada vez mais, com o objetivo de trazer eventos que atraiam de maneira significativa esses possíveis clientes.
Para isso, a maioria das empresas estão apostando na realização de eventos que realmente chamem atenção e mostrem seus trabalhos para o público, como as convenções de tatuagem. Esses modelos de eventos chamam bastante a atenção dos clientes que vão para conhecer melhor os expositores e entender mais sobre o assunto antes de decidir desenhar seu corpo.
Como funcionam as convenções:
Geralmente os eventos de tatuagem duram três dias. A programação inclui concursos de melhores tatuagens, vendas de equipamentos para tatuagens, camisas, esculturas, quadros e, claro, a própria tatuagem.
A ideia é ter uma espécie de “feira” que exponha de diversas formas as tatuagens, encha os olhos do público e dê condições mais acessíveis para o cliente fazer a tão desejada tatuagem.
Referência
No Brasil existem centenas de artistas que vivem exclusivamente do trabalho com tatuagem. Não é a toa que a cada ano, novos estúdios de tatuagem abrem, mas será que todos possuem a mesma qualidade?
Os tatuadores mais famosos do Brasil se tornaram referência na área por conta de seus desenhos espetaculares.
“Temos muitos tatuadores de qualidade, é muito difícil enumerar, mas não poderia deixar de citar o Alexandre Dallier e o Leco que são excelente profissionais”, pontuou.
Evolução
Ferramenta fundamental para qualquer tatuador, a máquina de tatuagem tem uma longa história de evolução ao longo do tempo. Há milhares de anos, o aparato para tatuar obviamente não era elétrico.
Aqui no Brasil, foi o dinamarquês Knud Harld Likke Gregersen, conhecido como Luck Tattoo, quem trouxe a máquina de tatuagem elétrica pela primeira vez.
Conhecido como o pai da tatuagem moderna no Brasil, Luck Tattoo levou a máquina elétrica em junho de 1959 para São Paulo e contribuiu para a popularização da prática.
A reinvenção das máquinas de tatuagem continua até os dias de hoje. A busca por novos formatos e melhores funcionalidades é permanente. Tornar as máquinas mais leves, menos barulhentas e mais eficientes é um processo que está na pauta diária dos desenvolvedores, que estudam inovações para oferecer materiais mais duráveis e que atendam às novas necessidades dos artistas tatuadores.
Cacau fez questão de lembrar de grandes nomes responsáveis por essa evolução como o grupo Amazon Tattoo, as máquinas  Paulo Fernando (Eletric Ink) e muitos outros.
“Flash Days”
E quando falamos de evolução, não podemos esquecer do Flash Tattoo Day’s, que já se tornaram comuns no mundo das tatuagens. Cada vez mais tatuadores e estúdios investem na nova tendência: fazer tatuagens minimalistas e rápidas durante encontros e eventos.
Se antes a moda eram os fechamentos, com tatuagens enormes e cheias de detalhes, agora as coisas mudaram. Pequenas tatuagens, com tamanhos menores e traços simples têm ganhado espaço no coração dos amantes de tinta.
A Broder Tattoo participa há cinco anos em eventos eletrônicos como a House ‘n’ Deep, P12 e Euphoria, além de eventos de moda, como o último Press Day da MultiClipping, assessoria direcionada para figurino de Tv.