O prefeito Marcelo Crivella recebeu uma comitiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na tarde desta quarta-feira, para tratar a reativação do Canecão. Segundo Crivella, a reabertura da casa de show vai revitalizar a cidade e criar uma viabilidade econômica para a universidade.
“Esse projeto é maravilhoso, porque não só vai revitalizar nossa cidade, mas também criar viabilidade econômica, através da UFRJ, que tem contribuições fantásticas e históricas para o Rio. Teremos a oportunidade de trazer de volta o Canecão. Também vão se criar áreas comerciais, gerando muitos empregos”, afirmou o prefeito.
Cobiçado por músicos, o espaço, de 116 mil metros quadrados, entre a Avenida Venceslau Braz e a Rua Lauro Muller, está fechado desde outubro de 2010. O encerramento ocorreu após uma briga judicial de quase 40 anos entre a Universidade Federal do Rio (UFRJ) e o antigo inquilino, o empresário Mário Priolli. Desde então, nada foi feito no local.
O Canecão foi inaugurado em 23 de junho de 1967.A transformação de cervejaria em casa de espetáculos se deu dois anos depois, com show de Maysa, dirigido por Bibi Ferreira.
Pelo palco, passaram artistas nacionais e internacionais consagrados em longas temporadas até a UFRJ conseguir o direito de retomar o lugar. A universidade recebeu o terreno da União nos anos 1960. A instituição argumentava o não pagamento do aluguel pelo ex-dono.