Jornal Povo

Após manutenção preventiva no Guandu, regiões do Rio sofrem com falta d’água

Após a manutenção preventiva anual da Estação de Tratamento de Águas (ETA) Guandu, moradores de algumas regiões do Rio de Janeiro sofrem com a falta d’águaO serviço teve início às 8h desta quinta-feira e foi concluído durante a noite. Mesmo assim, o fornecimento de água pode levar até 72 horas para se restabelecer totalmente em algumas áreas isoladas, conhecidas como “pontas de sistema” e regiões mais altas. Um dos locais atingidos foi o prédio do Disque-Denúncia, no Centro do Rio, que precisou interromper o serviço de atendimento telefônico por causa da falta d’água. A orientação é registrar denúncias não imediatas no aplicativo do serviço. Em caso de emergência, entrar em contato com a PM (190).

Nas redes sociais, há relatos de falta d’água na Rocinha, Zona Sul, em Guadalupe e na Penha, Zona Norte, e na Lapa, Centro do Rio. “Desde ontem à noite sem água, não consegui nem tomar banho depois de chegar do trabalho”, disse um internauta. A estatal recomenda a utilizaçao da água de forma equilibrada e a reprogramação de atividades com grande consumo, como, por exemplo, lavar carros, encher piscinas, lavar roupas e regar jardins.

Em nota, a Cedae informa que “a manutenção foi concluída e a produção de água foi retomada imediatamente”, mas que, por se tratar de paralisação do macro sistema, o abastecimento não retorna imediatamente: “O sistema é colocado em carga de forma gradativa, podendo levar até 72 horas para que seja restabelecido totalmente em algumas áreas isoladas”, diz o texto.

A ETA Guandu abastece os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Queimados, Mesquita, Nilópolis e Belford Roxo. A Cedae montou esquema especial para atender hospitais e outros serviços essenciais com carros-pipa no período em que a estação estiver inoperante. A intervenção é parte do planejamento operacional da companhia, visando preparar as principais estações para o verão, período do ano em que há maior consumo de água.

De acordo com a Cedae, imóveis que disponham de cisternas ou caixas d’ água não deverão ter problemas de abastecimento.

Construída em 1955, a ETA Guandu teve etapas concluídas em 1963 e 1965, além de uma ampliação em 1982. A estação, a maior em volume de água tratada do mundo, conforme registro no Guinness Book, o livro dos recordes, trata cerca de 43 mil litros de água por segundo.