Jornal Povo

Livro: A história das casas de candomblé do Rio de Janeiro

Na última terca- feira, foi realizado o lançamento do livro “Historias dos Candomblés do Rio de Janeiro” de José Beniste, no Museu do Parque, no Centro do Rio.

O lançamento contou com cerca de 100 pessoas, em uma noite chuvosa, que reuniu adeptos da religião de matrizes africanas que esperavam ansiosos durante anos a publicação do livro.

Antes dos autógrafos, foi feita uma roda de conversa, onde José Beniste contou como foi, durante 10 anos, para publicação do livro, desde a seleção das pessoas, entrevistas que fez durante entre Rio e Salvador, como também o registro fotográfico e até conhecer o nome de registro civil das lendárias personalidades do Candomblé, que muitos deles eram de origem Baiana e vieram a se instalar no Rio de Janeiro em busca de trabalho e acabaram fundando suas casas e fazendo historia e que coube a José beniste contar no seu livro.

“Muitos eu tive oportunidade de conhecer e entrevistar e principalmente minha ideia era homenagear estas pessoas que foram personalidades e formadores do candomblé no Rio de janeiro”, José Beniste.

A roda de conversa foi apresentada por Marcelo Fritz, um dos organizadores do evento.

Dentre as personalidades religiosa estava o Doutor em História, o Babalaô Ivanir dos Santos, interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, que falou sobre importância do trabalho de pesquisa da fundação destas casas e que este saber deve se tornar saber acadêmico nas universidades para ser defendido como tese para universalizar o a questão da religiosidade o saber da religião de matrizes africanas.

O Babalorixá Bira de Xangô falou da união de todos para unificação dos religiosos para resistência contras os ataques e descriminação de intolerância religiosa.

Já a Ialorixá Glorinha Toquendo falou da importância das historias saírem da oralidade da religião e ganhar os livros.

Também marcaram presença a ex-deputada federal Cristiane Brasil, que ressaltou o trabalho do autor, e principalmente que trabalhos como estes vem trazer o reconhecimento do candomblé como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

      Os livros se encontram a venda em todas livrarias e sites especializados.

Reportagem: Mingos Lobo

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.