Jornal Povo

Feriado da Proclamação da República tem esquema especial de transportes

O feriado da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira (15), tem esquema especial de trânsito e transporte no Rio.

Mais de 370 mil passageiros são esperados nos aeroportos da cidade. No Santos Dumont, a expectativa é de um aumento de mais de 33% no movimento do terminal.

Nas rodovias, cerca de 1,2 milhão de veículos devem passar pelas vias durante o feriado.

Transportes

Metrô

As viagens de metrô nesta sexta-feira (15) funcionam com horário de feriado, das 7h às 23h, e a transferência entre as linhas 1 e 2 deve ser feita na Estação Estácio.

O MetrôRio, empresa responsável pelo transporte, disponibiliza viagens extras neste sábado (16) por volta das 19h e reforça o efetivo das bilheterias e seguranças das estações.

Para facilitar a entrada no transporte, a concessionária sugere a compra das passagens com antecedência.

Trens

As composições da Supervia vão circular de acordo com a grade de horários de domingos e feriados para cada ramal, das 4h35 às 21h45, nesta sexta-feira (15).

Segundo a concessionária, ao longo do dia, serão oferecidas viagens extras nos ramais Japeri e Santa Cruz. Confira abaixo a grade de horários:

Partidas extras de Japeri e Santa Cruz para a Central do Brasil

  • Ramal Japeri: 5h, 6h11, 6h51
    • Ramal Santa Cruz: 5h47

    Partidas extras da Central do Brasil para Japeri e Santa Cruz

    • Ramal Japeri: 16h21, 18h21 e 19h01
    • Ramal Santa Cruz: 17h11

    Barcas

    As viagens de barca podem ser reforçadas nesta quinta-feira (14), véspera do feriado da Proclamação da República. Se necessário, a CCR Barcas, concessionária responsável pelo transporte, disponibiliza viagens extras e intervalos menores de espera.

    Para auxiliar o usuário, a empresa orienta que os passageiros antecipem a compra dos bilhetes de volta.

    Durante esta sexta-feira (15), as barcas funcionam com a grade de domingos e feriados. As linhas Charitas e Cocotá (Ilha do Governador) não funcionam, e as viagens na linha Arariboia acontecem de hora em hora.

    VLT

    As três linhas do Veículo Leve sob Trilhos (VLT) vão circular normalmente no feriado de Proclamação da República, nesta sexta-feira (15).

    As composições começam a circular a partir das 6h e param à meia-noite, com programação de feriados e fins de semana, variando entre 10 e 20 minutos.

    No domingo (17), a Linha 2 – que faz a ligação Praia Formosa com a Praça Quinze – passa por uma manutenção na Estação Central do Brasil, modificando a circulação do transporte.

    Entre as 6h e as 10h, a operação será feita no trecho entre Praça Quinze e Saara, com normalização até a estação Praia Formosa após o horário previsto.

    Aeroportos

    Santos Dumont

    Entre esta quarta-feira (13) e segunda-feira (18), o aeroporto espera receber 186,1 mil passageiros, um aumento de 46,2 mil pessoas comparado ao feriado do ano passado.

    O fluxo de aviões também deve aumentar para 1,57 mil decolagens e pousos. Em relação ao período do ano passado, a expectativa é um aumento de 33,5% de operações.

    Nesta quinta-feira (14), o Santos Dumont estima 35,7 mil passageiros e 304 pousos e decolagens.

    Para auxiliar os usuários, o aeroporto diz que houve um reforço na segurança e operações.

    Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia aérea podem ser conferidos no Guia do Passageiros.

    Galeão

    O Aeroporto RioGaleão estima um movimento de mais 184 mil passageiros entre esta quinta-feira (14) e segunda-feira (18).

    O total de passageiros previstos em voos domésticos durante o período do feriado é de 124.244 passageiros.

    As viagens internacionais somam 59.914 em embarques e desembarques.