Jornal Povo

Nuremberg

Escola em Mesquita aposta na Robótica Educacional e alimentação saudável para o ano letivo de 2020

Em busca de novidades para o ano letivo de 2020, as escolas estão apostando na modernidade e inovação para atrair possíveis alunos. No Centro Educacional Crescer, em Mesquita, a diretora Elza Rodrigues, trouxe para o projeto pedagógico do próximo ano, a Robótica Educacional, para os alunos do Ensino Fundamental I, e alimentação saudável para a educação infantil.

O projeto de robótica garante várias vantagens no aprendizado, entre eles, o desenvolvimento de diferentes habilidades. É uma metodologia de ensino cujo objetivo é instigar o aluno a construir os próprios conhecimentos a partir da realização de uma ação concreta, um carrinho, um robô, qualquer invento. Ou seja, ela proporciona a prática dos conhecimentos teóricos.

 

Para a aluna do 4º ano, Anna Beatriz Rocha, de 10 anos, a aula de robótica vai ser muito esperada. “A sensação de criar alguma coisa, como um robô vai ser muito interessante. Gosto muito dessa parte criativa e vai ser uma experiência incrível”, destaca.  “Qualquer coisa que possa ativar sua criatividade, já é uma soma. Assim, estimula sua atenção e disciplina nas outras matérias”, completou Gisele Rocha, mãe da aluna.

 

Apesar da robótica ser trabalhada principalmente com a disciplina de matemática, a diretora, explica que ela é uma ciência multidisciplinar com potencial para desenvolver uma série de habilidades. ” Além de fomentar o lado criativo da criança, estimula o espírito investigativo do aluno. Com a robótica eles vão aprender a  organizar o raciocínio lógico e com as questões do trabalho em grupo, como, planejamento, cooperação, diálogo, pesquisa e a tomada de decisões”, disse Elza. A parceria da robótica é com a DSeS Assessoria, que tem sua base em Mesquita. “Um dos principais objetivos da Robótica Educacional,  é o estímulo para que os estudantes vejam na prática, aquilo que aprendem durante as aulas e focando o planejamento e a execução de projetos”, disse o professor Cláudio Gimenez, representante da empresa.

 

Projeto Alimentação Saudável

 

“Alimentação Saudável, crianças mais dispostas”, esse foi o argumento que conquistou a diretora do Crescer Mesquita. “Sempre coloquei na cantina alimentos que não me deixava muito contente. Salgadinhos industrializados, sucos com corantes, pizzas, não que não vamos ter, mas vamos equilibrar com a proposta da nutricionista”, ressaltou.

 

Quem assina o projeto é a nutricionista de Nova Iguaçu, Luciane Nicolich. “Ano que vem vamos vender na cantina, saladas de frutas, vitaminas e alimentos que possam aumentar o vigor das crianças. Ainda teremos a implantação da horta e palestras, onde vamos conscientizar os pais”, disse a nutricionista.

 

A escola quer mudar a cabeça dos pais, pois a alimentação na infância é uma influência deles. A escola aposta em uma conscientização e integração de toda a família com a escola.

 

A palestra de apresentação dos projetos aconteceu no ínicio deste mês e já teve pais bem entusiasmados. “Vou pegar carona do projeto da escola e já começar a mudar os hábitos alimentares da minha filha. Tenho certeza que com os alimentos certos ela vai ter mais disposição para encarar a rotina da instituição, pois, como a nutricionista falou, você é o que você come”, disse, Ingrid Pereira, mãe da aluna Mellanye, do Jardim I.

 

Serviço

Instituição: Centro Educacional Crescer (Crescer Mesquita)

Local: Rua Aurélia 875 – Centro/ Mesquita

Telefone: 3765-8677

Redes Sociais: @crescermesquita