Jornal Povo

SuperVia retira 40 trens de circulação e afeta cerca de 420 mil passageiros

A partir dessa segunda (18) começaram os ajustes operacionais feitos pela SuperVia, por conta da retirada de 40 trens chineses de circulação. A subtração feita pela linha de transportes ferroviários ocorreu devido defeitos detectados nas caixas de tração (engrenagem que emite energia do motor para eixo e rodas). Os usuários do trem foram pegos de surpresa ao receberem essas informações apenas um dia antes do ocorrido, no dia 17, através do perfil oficial da SuperVia no Facebook.

— Eu cheguei às 6h30 à estação Japeri e só consegui embarcar depois das 7h. Mesmo assim o trem veio bem cheio e parou três vezes entre as estações, sem motivo aparente. No total, eu perdi 50 minutos nessa viagem — contou a empregada doméstica Creuza de Jesus, 61 anos.

A vendedora Sandra Vieira Magalhães, 30 anos, expôs sua preocupação em relação à hora da volta pra casa.

— Eu geralmente embarco às 17h, mas hoje estou pensando até em ir de ônibus. Se agora de manhã foi complicado, acredito que à tarde não será diferente — disse a passageira, moradora de Oswaldo Cruz.

As alterações se tratam de aumento nos intervalos entre trens e composições menores circulando. Os ramais Deodoro, Santa Cruz, Japeri e Belford Roxo foram os mais afetados e isso ocasionou impacto direto para grande parte dos passageiros: plataformas cheias e atrasos constantes são as reclamações mais comuns. Além disso, já neste primeiro dia sem parte da frota dos trens, houve paradas sem motivo algum entre uma estação e outra, intensificando os atrasos e prejudicando aqueles que necessitam usar diariamente esse tipo de transporte.

De acordo com a concessionária, o aumento na frequência de falhas obrigou a SuperVia a intensificar as vistorias, o que evidenciou ser necessária a retirada de circulação dos trens, ação orientada pelo próprio fabricante chinês. “A SuperVia e o poder concedente (Governo do Estado) estão atuando de forma contundente junto aos fornecedores para que o serviço retorne à normalidade o mais rápido possível. As caixas de tração são fornecidas ao Consórcio CRRC pela Voith, empresa alemã”, disse a concessionária em seu comunicado.

O modal de transporte, marcado e escolhido principalmente pela rapidez que oferece, é uma opção muito feita pelos trabalhadores, que agora estarão passíveis a enfrentar a intensificação dos problemas com que lidam todos os dias.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.