Jornal Povo

Visto como o líder do time, Carli toma novo cartão por reclamação, vira desfalque e preocupação no Botafogo

Receber cartões é quase que uma rotina para zagueiros, principalmente quando o time é frequentemente atacado. Mas Joel Carli, apontado por seus companheiros como principal líder do Botafogo, tem abusado. E o argentino, de 33 anos, não se limita a advertências por faltas, aliás mais da metade delas não se deu por parar os jogos com infrações.

No Brasileiro, por exemplo, é o terceiro jogador com mais amarelos, com nove. Só é superado por dois atletas que levaram 11 e outros três que somam 10.

Está suspenso mais uma vez e é desfalque importante para a partida contra o Corinthians, marcada para o próximo domingo, às 16h, no Nilton Santos. O motivo? Reclamou do pênalti que originou o gol da vitória do Athletico-PR no último domingo, em Curitiba (veja a reação dele abaixo).

No Campeonato Brasileiro, argentino recebeu três cartões por reclamação (contra Goiás, Fluminense e Athletico) e dois por retardar o jogo (diante de Santos e Atlético-MG). Apenas quatro foram por faltas, ou seja, menos do que a metade.

Carli também é o líder de cartões do Botafogo no ano, com 12 no total. Contra Campinense (2×0), pela Copa do Brasil e Defensa y Justicia (1×0), pela Sul-Americana, levou amarelos por faltas, o que é mais compreensível.

Ainda na Sul-Americana, porém, saiu o único vermelho do gringo em 2019. A agressão inexplicável contra Papagaio, do Atlético-MG, além de deixar o Botafogo com um a menos em campo numa partida em que perdia por 1 a 0 (assim terminou), ainda fez com que o time ficasse com apenas um zagueiro disponível (Marcelo Benevenuto) para o duelo de volta contra os mineiros. Cícero teve de ser improvisado.

Após a derrota por 1 a 0 para o Athletico-PR, Alberto Valentim procurou blindar Carli e julgou o cartão amarelo “excessivo” com a argumentação de que o capitão da equipe tem direito a diálogos mais firmes com os árbitros.

– Cheguei a falar com o quarto árbitro, Joel é o nosso capitão, não acredito que tenha ofendido o Bráulio (da Silva Machado, juiz da partida) nas reclamações. Capitão serve para isso também, ser o representante do time na hora de discutir entre aspas com o árbitro e conversar. Achei excessivo esse cartão, foi muito severo. Joel simplesmente foi conversar com ele antes de a bola ser reiniciada – afirmou o treinador.

Valentim absolveu Carli, porém o novo cartão por reclamação incomodou – e muito – os comandantes do departamento de futebol. O atleta de 33 anos, líder do elenco e segundo jogador que mais vestiu a camisa do Botafogo dentro do atual grupo (147 partidas) será cobrado por mais uma suspensão evitável.

Via: Globo Esporte