Jornal Povo

No Rio, o mais moderno submarino brasileiro faz primeiro teste de submersão

O submarino mais moderno já construído no Brasil fez o primeiro teste de submersão nesta quinta-feira (21), em Itaguaí, região metropolitana do Rio.

Nos últimos 11 meses, técnicos e engenheiros da base naval de Itaguaí vêm complementando a montagem e testando os sistemas eletrônico, mecânico e hidráulico do submarino.

Por volta das 9h30, o Riachuelo desatracou do estaleiro. Apesar de muitas funções a bordo estarem ainda desativadas, os 31 tripulantes aproveitaram para aperfeiçoar o treinamento.

Na chamada imersão estática, o submarino não usa nenhum tipo de propulsão.

No teste, o submarino Riachuelo não usou o motor diesel-elétrico. Ele foi rebocado até um ponto onde foi mergulhado até uma profundidade de aproximadamente 15 metros, a chamada profundidade de periscópio.

“Esse teste é extremamente importante porque é nele que a gente vai conseguir medir a estabilidade do submarino. A gente vai conseguir mensurar se o que foi projetado está correspondendo com a realidade, e que a gente possa continuar com os outros testes em segurança”, explicou o capitão Edson do Vale, comandante do submarino.

Na baía de Itacuruçá, os rebocadores puxaram o Riachuelo em direção a uma boia a pouco mais de oito quilômetros de distância do estaleiro.

Aos poucos, enchendo os tanques de lastro com mais de nove mil litros de água, o submarino começou a mergulhar. Foi uma descida lenta, mais de quatro horas até atingir uma profundidade de 14,5 metros.

Nada disso é novidade para o sargento Moisés. Veteraníssimo, é o atual recordista de horas de mergulho em submarinos na ativa.

Ainda que a bolacha no macacão mostre 16 mil, ele já passou das 17.800 horas. E ainda tem oito anos de carreira pela frente.

“O recorde da marinha são 24 mil horas de imersão. Quero passar. Se tiver essa oportunidade, ficarei muito feliz”, disse o primeiro-sargento Moisés Muniz de Oliveira Júnior, operador de sonar.

Se o Riachuelo demorou para mergulhar, a volta à superfície levou apenas alguns segundos.

“O teste foi um sucesso. Ocorreu tudo dentro do planejado. De maneira geral foi um dia muito proveitoso”, disse um dos tripulantes.

Via: G1