Jornal Povo

Planejamento, renovação e objetivos: Vasco e Luxemburgo começam a “rascunhar” 2020

A próxima temporada já começou para o Vasco. Com 44 pontos no Campeonato Brasileiro, distante da zona do rebaixamento e em 10º lugar, o Cruz-Maltino está pensando em 2020. O primeiro passo, porém, é definir a permanência ou não do técnico Vanderlei Luxemburgo. Por isso, o clube vai se reunir com o treinador nesta sexta-feira. Em pauta: planejamento.

Depois do empate em 1 a 1 com o Goiás, na última segunda-feira, o presidente Alexandre Campello teve uma rápida conversa com Luxemburgo, mas ainda informal. Nesta sexta, o dirigente e o técnico vão conversar novamente para discutir a próxima temporada do Vasco, colocar ideias na mesa, números em papéis e rascunhar o que está por vir.

Contratado no meio de 2019, Luxemburgo tem contrato apenas até o fim de dezembro. O futuro ainda é incerto. Para renovar, o técnico quer ouvir o planejamento que será apresentado pelo Vasco, o que ainda não aconteceu. A expectativa é de investimento maior do que na atual temporada para que o Cruz-Maltino consiga alçar voos mais altos e não lutar contra o rebaixamento no Brasileirão, por exemplo.

– Independentemente de renovar (meu) contrato ou não, o Vasco tem de pensar em coisas diferentes no ano que vem. Você não pode brigar para não cair todo ano. Quando cheguei, disse que não cair era obrigação, porque o Vasco precisa sair desse patamar. Tem de se pensar em planejamento. É fundamental que tenha planejamento. Tem de botar no papel – disse o técnico em entrevista coletiva nesta semana.

Assim como Luxemburgo, o preparador físico Antônio Mello e o auxiliar técnico Maurício Copertino não sabem se ficam em 2020. A decisão deverá partir do treinador, responsável por levá-los para o Vasco quando foi contratado.

O clube, em contrapartida, já tem suas ideias “rascunhadas” para 2020 – e Luxemburgo está nelas. A intenção do presidente Alexandre Campello é de gastar 20% a mais com salários de jogadores na próxima temporada. Em 2019, o orçamento previa R$ 38 milhões para isso, então no próximo ano o departamento de futebol teria R$ 45,6 milhões.

Mas o planejamento, ao qual Luxemburgo se refere, não é apenas financeiro. O técnico, se renovar para a próxima temporada e tiver a oportunidade de iniciar 2020 no Vasco, pretende participar da montagem do elenco, para definir prioridades, possíveis saídas, alvos e tudo o que envolver o departamento de futebol do clube.

Por isso, os próximos encontros são decisivos para o futuro do Vasco. A diretoria pretende apresentar um planejamento para Luxemburgo já nesta sexta-feira, para poder discutir mais detalhes nas reuniões seguintes.

Luxemburgo foi contratado pelo Vasco com a missão de salvar a equipe do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. À época, tinha apenas um ponto e era a última colocada na tabela de classificação. Agora, já são 44 e a tranquilidade de não ter risco de queda. O técnico comandou o time em 33 partidas: 14 vitórias, 10 empates e nove derrotas.

Via: Globo Esporte


Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.