Jornal Povo

Campo Grande e Jacarepaguá, na Zona Oeste, ganham reforço na segurança

Já implementado em Copacabana e no Leme, na Zona Sul, o ‘Rio+Seguro’ será expandido para os bairros de Jacarepaguá e Campo Grande, na Zona Oeste. O programa da prefeitura reforça o patrulhamento local com guardas municipais, bombeiros e policiais militares e civis aposentados e da reserva. Secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca informou que, ao todo, serão 840 homens a mais em Jacarepaguá e 416 em Campo Grande. As expansões estão planejadas para ocorrer em janeiro do ano que vem.

Em Jacarepaguá, as regiões da Taquara, Pechincha, Praça Seca, Tanque, Freguesia e Anil serão contempladas. Já em Campo Grande, o programa será implementado na região central do bairro, onde está concentrada a maior parte do comércio.

Aproximadamente 70% dos efetivos serão compostos por guardas municipais. Os outros 30% se distribuem entre bombeiros e policiais civis e militares aposentados ou da reserva.

—Vamos usar o Centro de Operações da Prefeitura, na Cidade Nova, para fazer um acompanhamento via satélite dessas regiões para ver a mancha criminal e saber em tempo real os locais exatos que mais precisam de agentes. Porque a mancha criminal não é fixa. Ela se movimenta com o passar dos dias — diz Fonseca, sustentando que o “aumento da sensação de segurança” contribuirá para o crescimento econômico dos bairros.

As expansões serão bancadas pelas associações comerciais locais e pelo fundo da Secretaria Municipal de Ordem Pública, mas Fonseca não detalhou os valores que serão desembolsados pela prefeitura e pela iniciativa privada. As informações sobre os valores investidos serão anunciadas na semana que vem.

— Além de entrar com a questão da segurança, também vamos levar aos bairros contemplados serviços da Comlurb, da Fundação Parques e Jardins, da Vigilância Sanitária, e da Assistência Social, para auxiliar moradores de rua. É um trabalho integrado de ordenamento urbano — afirma Fonseca.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.