Jornal Povo

Campo Grande e Jacarepaguá, na Zona Oeste, ganham reforço na segurança

Já implementado em Copacabana e no Leme, na Zona Sul, o ‘Rio+Seguro’ será expandido para os bairros de Jacarepaguá e Campo Grande, na Zona Oeste. O programa da prefeitura reforça o patrulhamento local com guardas municipais, bombeiros e policiais militares e civis aposentados e da reserva. Secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca informou que, ao todo, serão 840 homens a mais em Jacarepaguá e 416 em Campo Grande. As expansões estão planejadas para ocorrer em janeiro do ano que vem.

Em Jacarepaguá, as regiões da Taquara, Pechincha, Praça Seca, Tanque, Freguesia e Anil serão contempladas. Já em Campo Grande, o programa será implementado na região central do bairro, onde está concentrada a maior parte do comércio.

Aproximadamente 70% dos efetivos serão compostos por guardas municipais. Os outros 30% se distribuem entre bombeiros e policiais civis e militares aposentados ou da reserva.

—Vamos usar o Centro de Operações da Prefeitura, na Cidade Nova, para fazer um acompanhamento via satélite dessas regiões para ver a mancha criminal e saber em tempo real os locais exatos que mais precisam de agentes. Porque a mancha criminal não é fixa. Ela se movimenta com o passar dos dias — diz Fonseca, sustentando que o “aumento da sensação de segurança” contribuirá para o crescimento econômico dos bairros.

As expansões serão bancadas pelas associações comerciais locais e pelo fundo da Secretaria Municipal de Ordem Pública, mas Fonseca não detalhou os valores que serão desembolsados pela prefeitura e pela iniciativa privada. As informações sobre os valores investidos serão anunciadas na semana que vem.

— Além de entrar com a questão da segurança, também vamos levar aos bairros contemplados serviços da Comlurb, da Fundação Parques e Jardins, da Vigilância Sanitária, e da Assistência Social, para auxiliar moradores de rua. É um trabalho integrado de ordenamento urbano — afirma Fonseca.