Jornal Povo

Parte de muro do Motel Vip’s desaba na Avenida Niemeyer

Parte do muro do Motel Vip’s, na Avenida Niemeyer, desabou no fim da noite deste domingo. Equipes da prefeitura trabalham na retirada de entulho que ocupa a pista da via. Há interdições em dois pontos: na altura do Vidigal e, depois, em frente ao Vip’s. O acesso da Niemeyer pelo Leblon está fechado, como determina decisão judicial, com cones e dois guardas municipais controlando o acesso de veículos.

– Todo dia, vou da minha casa para Botafogo e depois, volto de patinete. Saí do trabalho e não vi que estava interditado. Agora, vou ter que pegar a van no Vidigal para ir para casa, na Rocinha – lamenta o mecânico Cláudio Lourenço, de 51 anos.

A Avenida Niemeyer está fechada desde o dia 28 de maio por conta de uma ação do Ministério Público relacionada aos deslizamentos que vinham ocorrendo na área, após fortes temporais em fevereiro e abril deste ano. O desabamento aconteceu por volta de 23h20. Equipes da Guarda Municipal, GeoRio, Comlurb e Defesa Civil foram acionadas.

De acordo com o advogado Rogério Zouein, de 58 anos, devido à falta de sinalização na entrada da Avenida Niemeyer, ele teve acesso ao local e fez o registro.

— Eu seguia em direção ao Túnel Acústico, mas ele estava fechado e então eu retornei. Eu já sabia que a Niemeyer estava fechada, mas quando eu passei por ali, os cones que bloqueiam não estavam na via. Eu acabei indo adiante e me deparei com o desabamento dessa muralha do motel Vip’s, no sentido Barra — conta Zouein, que ressaltou que, no local, havia apenas uma equipe da Comlurb e nenhuma sinalização de bloqueio na região.

No último dia 20, o colunista Ancelmo Gois informou que a 13ª Câmara Cível do Rio irá julgar, na próxima quarta-feira, dia 27, se vai manter a Avenida Niemeyer fechada para o trânsito de veículos.

— Certamente agora, com mais esse descaso da Prefeitura, vão interditar a Niemeyer por mais alguns meses e a população vai continuar a sofrer muito — disse Zouein. — Por pouco esse desabamento não mata outras pessoas. E isso depois de milhões que a prefeitura já gastou nesses meses por lá.

Depois de 48 anos de funcionamento, o Motel Vip’s fechou as portas. O negócio piorou este ano, com interdições na Niemeyer devido às chuvas, o que culminou em uma queda de 60% no faturamento, segundo os donos.

Túnel Acústico interditado

O Túnel Acústico está interditado nos dois sentidos, para continuidade das obras de recuperação estrutural do túnel. A previsão de liberação ao tráfego de veículo será às 6h desta segunda-feira. No Viaduto Graça Couto, na Gávea, foi implantado “siga e pare”.