Parte do muro do Motel Vip’s, na Avenida Niemeyer, desabou no fim da noite deste domingo. Equipes da prefeitura trabalham na retirada de entulho que ocupa a pista da via. Há interdições em dois pontos: na altura do Vidigal e, depois, em frente ao Vip’s. O acesso da Niemeyer pelo Leblon está fechado, como determina decisão judicial, com cones e dois guardas municipais controlando o acesso de veículos.
– Todo dia, vou da minha casa para Botafogo e depois, volto de patinete. Saí do trabalho e não vi que estava interditado. Agora, vou ter que pegar a van no Vidigal para ir para casa, na Rocinha – lamenta o mecânico Cláudio Lourenço, de 51 anos.
A Avenida Niemeyer está fechada desde o dia 28 de maio por conta de uma ação do Ministério Público relacionada aos deslizamentos que vinham ocorrendo na área, após fortes temporais em fevereiro e abril deste ano. O desabamento aconteceu por volta de 23h20. Equipes da Guarda Municipal, GeoRio, Comlurb e Defesa Civil foram acionadas.
De acordo com o advogado Rogério Zouein, de 58 anos, devido à falta de sinalização na entrada da Avenida Niemeyer, ele teve acesso ao local e fez o registro.
— Eu seguia em direção ao Túnel Acústico, mas ele estava fechado e então eu retornei. Eu já sabia que a Niemeyer estava fechada, mas quando eu passei por ali, os cones que bloqueiam não estavam na via. Eu acabei indo adiante e me deparei com o desabamento dessa muralha do motel Vip’s, no sentido Barra — conta Zouein, que ressaltou que, no local, havia apenas uma equipe da Comlurb e nenhuma sinalização de bloqueio na região.
No último dia 20, o colunista Ancelmo Gois informou que a 13ª Câmara Cível do Rio irá julgar, na próxima quarta-feira, dia 27, se vai manter a Avenida Niemeyer fechada para o trânsito de veículos.
— Certamente agora, com mais esse descaso da Prefeitura, vão interditar a Niemeyer por mais alguns meses e a população vai continuar a sofrer muito — disse Zouein. — Por pouco esse desabamento não mata outras pessoas. E isso depois de milhões que a prefeitura já gastou nesses meses por lá.
Depois de 48 anos de funcionamento, o Motel Vip’s fechou as portas. O negócio piorou este ano, com interdições na Niemeyer devido às chuvas, o que culminou em uma queda de 60% no faturamento, segundo os donos.
Túnel Acústico interditado
O Túnel Acústico está interditado nos dois sentidos, para continuidade das obras de recuperação estrutural do túnel. A previsão de liberação ao tráfego de veículo será às 6h desta segunda-feira. No Viaduto Graça Couto, na Gávea, foi implantado “siga e pare”.