A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, convocou uma coletiva de imprensa falsa como parte do lançamento de uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, nesta segunda-feira. Ao encarar os jornalistas, Damares, demonstrando estar emocionada, ficou em silêncio por alguns segundos e depois deixou o local. Mais tarde, a assessoria do ministério confirmou que se tratava de uma “ação de marketing”.
A campanha, que tem a participação da cantoras Simone e Simaria, custou R$ 11 milhões, segundo o governo federal. A peça publicitária será veiculada em nas emissoras de televisão aberta, rádio, redes sociais, cinema e mídia externa.
Já estava programada para às 16h uma solenidade pelo Dia do Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Por volta das 14h, a Secretaria de Comunicação (Secom) do Planalto enviou um aviso aos jornalistas de que Damares falaria antes da cerimônia, às 15h. Com quase meia hora de atraso, Damares chegou e permaneceu em silêncio na frente dos repórteres.
A cena foi gravada pela Secom e, no início da cerimônia, publicada nas rede sociais da ministra. Questionada, a assessoria confirmou que a cena da ministra fazia parte da campanha que tem como tema: “Se uma mulher perde a voz, todas perdem”.
Ao final do evento, a própria ministra explicou que ela queria demonstrar “como é difícil uma mulher ficar em silêncio”. Damares Alves agradeceu os repórteres por “voluntariamente ou involuntariamente” terem participado da ação de marketing.
— Eu fiquei em silêncio para que vocês sintam como é difícil uma mulher ficar em silêncio. Quando eu queria falar tanto com vocês hoje, dizer para vocês desta campanha belíssima, eu preferi ficar em silêncio. É muito ruim tirar a voz de uma mulher. Era esse o recado que eu queria dar. E obrigada por terem participado voluntariamente ou involuntariamente da campanha. Que todas as mulheres tenham voz — justificou a ministra, chamada de “mita” durante a cerimônia.
De acordo com a Secom, a campanha que usará a hashtag #vctemvoz será veiculada até domingo, 1º, em televisão aberta, rádio, redes sociais, cinema e mídia externa. O propósito é incentivar as mulheres a não se calarem em caso de agressões, denunciando por meio do canal “Ligue 180” do Governo Federal.
Além da dupla Simone e Simaria que cantam uma música criada exclusivamente para a ação, a campanha terá a participação de influenciadoras como Sabrina Sato, Thais Fersoza, Nina Secrets, entre outras, nas redes sociais.
Via: Jornal Extra