Jornal Povo

Etiqueta é para todos

A partir do pensamento que etiqueta é para todos, independentemente da classe social, o consultor Anderson Ferreira, explica que os cursos que vem ministrando, tem como objetivo possibilitar uma harmonia nas relações de convivência entre os indivíduos presentes na sociedade. Com o sonho de ministrar seus workshops também nas comunidades e escolas, o especialista  já iniciou dois grandes projetos antes de 2020 começar.

Em janeiro, o empreendedor irá iniciar gratuitamente aulas para moradores das comunidades de Copacabana bairro que reside, com a proposta de  levar um pouco do conhecimento das boas maneiras, etiqueta e mesa posta à todos os públicos, independente da sua renda ou posição social.

Anderson ressalta que ainda existe um certo tabu no assunto, talvez pelo preconceito de que é coisa de “elite”, o que não é verdade. Tanto que além do curso de gratuito e um projeto meu pessoal, já tive 100% de adesão nas turmas e isso só fortalece a minha percepção de que esse conhecimento deve ser universal.

Em 2019, o tema voltou com força e estamos lutando para que seja ainda mais acessível e compreendido tamanha sua importância. Anderson ressalta que seu propósito é ensinar as regras de etiqueta com uma didática simples e acessível.

Iniciando dezembro, o profissional está de agenda cheia para falar sobre “Como se sair bem nas festas de final de ano da empresa”, como se portar à mesa, de que forma é possível montar uma mesa de forma elegante em diferentes ocasiões, sobre a arte de receber bem seus convidados e muito mais.

“Afinal, etiqueta é ter o conhecimento das regras e normas de boa conduta e praticá-las em seu dia a dia para que se tornem naturalmente boas maneiras”, disse.