Jornal Povo

Tia Ju recebe delegação chinesa de Hubei na Alerj para tratar sobre cooperação na área de saúde

A deputada Tia Ju, 3ª vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) recebeu, nesta segunda-feira, a comitiva chinesa da província de Hubei. O principal intuito da reunião foi tratar da cooperação entre Brasil e China no sistema de saúde, dando prioridade às características em comum entre os dois países membros do Brics.
“A China tem tido bastante interesse em fazer cooperação com o Brasil e trocar experiências. Na área da saúde, estamos estudando parcerias tanto no campo prático da saúde, como na área de pesquisa, com a nossa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e a China tem muito a ensinar com a medicina milenar, de unir o velho com o novo, além da expertise muito grande na tecnologia. O Rio de Janeiro não pode ficar fora disso”, destacou a deputada anfitriã da reunião, Tia Ju (PRB).
A província de Hubei está localizada na região centro-oeste da República Popular da China, sendo considerada um centro político, cultural e econômico da China Central. A economia da província está baseada em indústrias especializadas nos setores de telecomunicações, internet, biotecnologia, farmácia, processamento alimentício, produtos pesados e softwares.
Hubei ainda conta com uma unidade especializada em exportação, representando um fator que propicia o crescimento econômico chinês por conta da negociação de produtos industrializados.
O Cônsul-Geral da China, Li Yang, vê nos acordos diplomáticos com o Brasil, a chance de crescimento econômico e cultural entre os dois países.
“Tanto o Brasil quanto a China contam com uma grande extensão territorial e populacional, e os dois países têm uma responsabilidade enorme para garantir a saúde do povo. Por isso a cooperação nessa área é muito positiva para utilizar os bons recursos que cada um pode oferecer”, destacou.
Segundo o vice-governador da província de Hubei, Yang Yunyan, a população será a principal beneficiada dessa cooperação.
“Como o Brasil e a China são membros do Brics, no quesito desenvolvimento econômico, em especial na saúde, devemos prestar atenção na população em geral”, afirmou.
Para a representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Maira Segura, receber as delegações chinesas é muito positivo para a inserção internacional do estado.
“É importante mostrar que o Rio de Janeiro não é só um paraíso turístico, mas também uma economia com um parque industrial complexo. Nós fizemos um levantamento dentro da secretaria e temos bastantes projetos voltados para a área de infraestrutura, energias renováveis, e podemos contar com a cooperação dos chineses tanto em investimentos estrangeiros quanto em cooperação técnica para dar seguimento no desenvolvimento do estado”, disse.