Jornal Povo

Fator casa: Fluminense ganhou mais fora do que dentro do Maracanã no Brasileirão

Com chance de encaminhar a permanência na Série A na próxima rodada, o Fluminense terá de superar uma dificuldade especialmente incômoda: vencer no Maracanã. Normalmente vista como vantagem, a casa tricolor tem sido sinônimo de tropeço. Lá, o time conseguiu apenas quatro vitórias em todo o Campeonato Brasileiro.

O 1 a 0 sobre o CSA, na última segunda-feira, deu alívio na tabela, mas aumentou a estatística: o Flu conseguiu mais triunfos fora do que dentro do Maracanã. Foram seis longe da casa tricolor. Cinco como visitante, apesar de um desses no Rio de Janeiro, contra o Botafogo. Por outro lado, teve também vitória como mandante longe do Rio: em Brasília, contra o Corinthians, por 1 a 0.

As 10 vitórias

  • Maracanã: 4
  • Arena do Grêmio: 1
  • Castelão: 1
  • Mané Garrincha: 1
  • Morumbi: 1
  • Nilton Santos: 1
  • Rei Pelé: 1

O próximo adversário será o Palmeiras, na quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), pela 35ª rodada. Será o 17º jogo do Flu no Maraca. Até agora, a equipe conseguiu quatro vitórias, seis empates e seis derrotas dentro do próprio estádio. Somando a vitória sobre o Corinthians, o aproveitamento em casa é de 41%.

– O Palmeiras é uma grande equipe. A gente espera um jogo difícil, como foi contra o CSA. Eles vão vir para cima e nós vamos fazer o nosso jogo para tentar sair com os três pontos – disse o goleiro Marcos Felipe.

A má sorte no Maracanã reflete, na verdade, o rendimento ruim do Tricolor como mandante. Ao somar somente os pontos conquistados em casa, o Flu é nada menos que o 18º colocado, na frente apenas de Avaí e Chapecoense, lanterna e vice-lanterna do Brasileirão, respectivamente. Foram 21 pontos conquistados em 51 possíveis, com 17 gols marcados e 15 sofridos.

A última vitória no Maracanã foi sobre o Bahia, em 12 de outubro. Desde então, o Flu mandou outros 4 jogos e foi recebido pelo Flamengo no estádio.

Pelos jogos em casa, o Flu estaria fundo na zona de rebaixamento. A depender do rendimento como visitante, porém, a equipe ficaria bem mais alto na tabela. Se contados apenas os pontos fora de casa, o Tricolor é o oitavo colocado, com 17 pontos somados de 51 possíveis. Foram cinco vitórias, dois empates e 10 derrotas. Está melhor que algumas equipes que brigam por vaga na Libertadores, como Corinthians e Internacional.

Em outra chance diante da própria torcida, o Tricolor tentará emplacar a segunda vitória seguida para aumentar a distância para a zona de rebaixamento, hoje em dois pontos. Para aproveitar ainda mais o fator casa, a diretoria do clube anunciou promoção de ingressos para a partida. O Flu é o 15º colocado na tabela, com 38 pontos.

Via: Globo Esporte