Jornal Povo

Polícia faz operação para prender quadrilha de roubo de cargas e de carros no Chapadão

A Polícia Civil fez uma operação na manhã desta quarta-feira no Complexo do Chapadão em Costa Barros, na Zona Norte do Rio, para cumprir mandados de prisão contra uma quadrilha de roubo de carros e de cargas que pratica extorsões na Baixada Fluminense. Houve confronto e quatro suspeitos foram baleados e morreram. Os agentes apreenderam um fuzil, duas pistolas, quatro granadas e pinos de cocaína no local. De acordo com as investigações, a quadrilha movimentava mensalmente mais de R$ 1 milhão.

Segundo a 64ª DP (São João de Meriti), a operação desta manhã é fruto de dez meses de investigações contra uma quadrilha de roubos que atua no município. De acordo com as investigações, os criminosos tinham anuência do tráfico de drogas do Chapadão para cometer os crimes.

— Essa quadrilha é a que mais rouba em São João de Meriti. As armas utilizadas no crime são emprestadas pelos traficantes e o que eles roubam (carros e cargas) é dividido entre os roubadores e os bandidos do alto do Chapadão — disse o delegado Vinícius Ferreira Domingos, titular da 64ª DP.

Os investigadores identificaram que a quadrilha do Complexo do Chapadão roubava de 20 a 30 veículos por mês entre o bairro da Pavuna, na Zona Norte do Rio, e o município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Dos veículos roubados, segundo a Polícia Civil, parte era usada para desmanche, enquanto outros automóveis eram clonados e revendidos para terceiros.

— Grande parte dos veículos roubados era clonada e revendida para terceiros. As pessoas que compravam esses automóveis nem sabiam que eram produto de crime — afirmou Domingos.

Estima-se que a quadrilha lucrava R$ 1 milhão por mês. Além dos veículos, o bando roubava cargas e extorquia comerciantes. O dinheiro era usado para fortalecer o poderio bélico dos criminosos.

Em um dos cinco inquéritos da 64ª DP, os investigadores descobriram que um roubo de placas do Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran-RJ) de São João de Meriti, em julho deste ano, foi cometido por criminosos da mesma quadrilha. Segundo a Polícia Civil, as placas foram usadas em carros clonados que estavam na comunidade.

No dia do crime, um domingo, pelo menos dois bandidos armados renderem três seguranças e levaram todas as placas de veículos que estavam no local. Os seguranças foram trancados em uma das salas e tiveram armas e celulares levados por criminosos. Na fuga, os suspeitos ainda fugiram na viatura da equipe de segurança que estava estacionada no Detran.

— Ao longo das investigações, detectamos que essa quadrilha usava os carros para desmanches e clonagens. Por ser uma área perto do Chapadão, eles roubaram carros e cargas e depois fugiam para dentro da comunidade, que fica a menos de dois quilômetros dos locais dos crimes — lembrou o delegado Vinícius Ferreira Domingos.

Durante os dez meses de investigação, dezoito suspeitos da quadrilha foram presos. Outros cinco acabaram mortos em confrontos com a polícia.

Ao longo das investigações, a 64ª DP usou um drone para fazer o mapeamento da região e identificar a rota dos criminosos e onde eles ficavam.

— Esse foi um trabalho de inteligência. Usamos o drone mais de uma vez e houve um estreitamento de informações com a Ssinte (Subsecretaria de Inteligência) e com o Comando de Polícia Pacificadora (CPP) para conseguirmos informações sobre essa organização criminosa e hoje conseguimos fazer essa operação — salientou o delegado, que classificou a ação como “exitosa”.

Via: Jornal Extra