Jornal Povo

Comissão de beneméritos do Vasco aprova projeto de reforma de São Januário

A comissão do Conselho de Beneméritos formada para analisar o projeto de reforma de São Januário encaminhou nesta quinta-feira um parecer positivo sobre a proposta.

O grupo concluiu que a reforma, orçada em R$ 280 milhões, é considerada barata se comparando com outras obras ou construção de estádios do mesmo porte. Também reforçou que o Vasco não pagará qualquer valor pela reforma, que será bancada por um fundo imobiliário.

– O Vasco terá a sua sonhada e aguardada reforma de São Januário sem pagar pela obra, sem qualquer dívida adicional e sem assumir qualquer risco derivado da construção, operação e performance do estádio reformado. Em suma, sem desembolsar qualquer valor, o Vasco receberá em 2 anos um estádio moderno de 43.000 lugares e com o entorno revitalizado – diz um trecho do parecer.

Entretanto, a comissão fez algumas sugestões para o processo de reforma:

a) Que a Comissão ora constituída seja designada Comissão Permanente por esse Conselho para acompanhar e fiscalizar na forma do estatuto e do Plano Diretor, o desenvolvimento do projeto de engenharia do Estádio e obras complementares e suas naturais modificações até o final efetivo das obras necessárias a implantação do Projeto;

b) As obras somente serão iniciadas, obrigatoriamente, quando o fundo imobiliário captar o valor integral do projeto ou, em caso de captação parcial do valor previsto e necessidade de adaptação do projeto aprovado, após nova avaliação da Comissão e aprovação do mesmo no Conselho de Beneméritos;

c) A reforma só pode ser iniciada após a conclusão da Vila Olímpica Vasco da Gama ou outras alternativas que viabilizem a continuidade de instalações para prática de competições oficiais dos esportes amadores, bem como a continuidade do Colégio Vasco da Gama;

d) Que a Diretoria Administrativa se reúna bimestralmente com a Comissão Permanente para analisar a situação física e financeira do projeto e a Comissão ficará incumbida de apresentar ao Conselho de Beneméritos, a evolução física e financeira do projeto;

e) Que o Projeto de Engenharia mantenha a abertura do estádio para a visão do Cristo Redentor com capacidade de 42 a 45 mil pessoas;

f) Que sejam construídos ginásios que atendam aos requisitos para competições oficiais com capacidade mínima de espectadores exigidas e dentro das especificações obrigatórias das Federações, Confederações, Policia e Corpo de Bombeiros;

g) Que o local para visitantes esteja separado do restante do estádio para melhor operação e segurança do jogo.

h) Elevação das arquibancadas do setor Leste e Norte e, por consequência, a elevação das torres.

i) Substituição da piscina do Clube Social prevista no Plano Diretor, por quadras e campos de grama sintética que possui maior apelo para os sócios e um custo de manutenção mais baixo.

Em breve, será convocada uma nova reunião do Conselho de Beneméritos para apresentar o parecer e aprovar de maneira oficial o projeto.

O próximo passo é a votação no Conselho Deliberativo do clube. Em participação no podcast GE Vasco, do GloboEsporte.com, o presidente Alexandre Campello afirmou que não é possível avançar na estruturação financeira sem a aprovação dos conselheiros.

A partir daí, a criação de um fundo imobiliário seria o próximo passo. No relatório da comissão, há a previsão de que a captação de recursos se inicie no primeiro semestre de 2020.

A comissão de beneméritos foi formada por Silvio Godoi, Alexandre Bittencourt, Carlos Alberto de Araújo, André Luiz Vieira Afonso, Dênis Carrega Dias, Luso Soares da Costa, Paulo Reis, José Joaquim Cardoso e Gilmar de Freitas Heredia.

Via: Globo Esporte





Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.