Jornal Povo

Prefeitura do Rio cria número para denúncias contra racismo

O Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab) foi palco, ontem, do lançamento do Disque 100, canal que recebe denúncias de casos de racismo. A Prefeitura do Rio vai instalar placas em todos os 62 equipamentos culturais da cidade com o número telefônico.

“É uma ferramenta importantíssima nestes tempos de intolerância. Não é novidade que o racismo cresceu muito, ou passou a ser mais notificado. Mas nem era para existir essa campanha, porque não deveria mais haver manifestação de racismo. Hoje, para o movimento negro, é uma data histórica”, afirmou Sérgio Noronha, da Coordenadoria de Promoção da Política de Igualdade Racial.

A região portuário do Rio, conhecida como Pequena África, onde está localizado o Muhcab, é rica em histórias afro-brasileiras. No local também está o Cais do Valongo, declarado em 2017 Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, além de outros pontos importantes para o carioca entender sua identidade.

A diretora do termo de cooperação internacional com a Unesco para o Muhcab, Cristina Lodi, diz que a instituição é um importante equipamento de preservação: “Assim como a gente tem influência portuguesa na arquitetura, que a gente protege como patrimônio cultural, a gente tem a cultura afro-brasileira que também precisa ser valorizada”.

Visita de reis negros e parceria estrangeira

O Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhbac) funciona desde 2017 e já recebeu a visita dos reis africanos de Ifé e Ashanti, de Gana. No ano passado, foram firmados acordos de cooperação cultural e científica com o soberano de Ifé e com o Museu da História e Cultura Afro-Americana, em Washington, nos Estados Unidos.
Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.