Jornal Povo

Rio lança calendário de atrações religiosas para além do Cristo Redentor

No mundo todo, o Rio de Janeiro é conhecido pelo Cristo Redentor. Mas muito mais do que a estátua no alto do Corcovado, a Catedral Metropolitana e as festas de Iemanjá, o estado tem eventos atrações de diversas crenças que ganharam um calendário religioso a partir do ano que vem. Poucos sabem, por exemplo, da grandiosidade da festa do Círio de Nazaré, em Saquarema, que reúne 200 mil pessoas em setembro, e do Caminho de Santo Amaro, circuito em Campos dos Goytacazes de quase três séculos.

— O turismo religioso é um importante potencial do Rio. A ideia é organizar um calendário vivo, que a cada ano vai sendo ampliado e aperfeiçoado, e fazer com que os municípios se preparem para receber melhor os turistas que tenham a fé como elemento de decisão da viagem — conta o secretário estadual de Turismo, Otávio Leite.

O calendário será lançado hoje, às 9h, no 1º Seminário de Turismo Religioso do Estado do Rio, no Museu Histórico Nacional, Centro. O evento terá quatro mesas de debate com mediadores e especialistas.