Jornal Povo

Witzel anuncia expansão do programa Segurança Presente para o Recreio

A inauguração do 17° programa Segurança Presente foi marcado pela promessa de expansão do modelo. Na manhã desta sexta-feirta, o governador Wilson Witzel inaugurou o Barra Presente, o segundo na Zona Oeste, que vai empregar diariamente 138 agentes, das 8h às 20h. A área de atuação será no Jardim Oceânico, Avenida das Américas (até o Terminal Alvorada), Avenida Ayrton Senna (até o Via Parque) e na região do Parque das Rosas. A base ficará instalada na Avenida Ayrton Senna, próxima à Cidade das Artes. Durante discurso, Witzel aproveitou para anunciar que o programa também chegará ao Recreio, o que, segundo o secretário estadual de governo, Cleiton Rodrigues, deve ocorrer em 15 dias.

— São pessoas que vão atender com a mão amiga, vão ajudar os comerciantes, ajudar uma pessoa de mais idade a atravessar a rua. É a presença do estado nas comunidades, nas áreas comerciais. É um programa que gera emprego , oportunidade para que eles deem continuidade a sua vocação — disse Witzel.

A operação Barra Presente sairá por R$ 18 milhões anuais, e será custeada pelo governo estadual. Participam do patrulhamento Policiais militares, agentes civis egressos das Forças Armadas e três assistentes sociais que farão atendimentos na base. A atuação será feita com 11 viaturas e 38 bicicletas, além de 16 motocicletas doadas pela Multiplan, grupo que administra o Barra Shopping e o Village Mall.

O governador aproveitou o discurso para anunciar o investimento de R$ 500 milhões para recuperar seis quilômetros de rodovias estaduais. Witzel também anunciou que lançou nesta sexta-feira o programa para incentivar o turismo religioso pelo estado e disse que enviará a Lei Orgânica da Polícia Civil do Rio de Janeiro:

— Vamos enviar a Lei Orgânica da Polícia Civil do Rio de Janeiro que será modelo para todo o Brasil. Não temos bandido de estimação. Errou, a polícia vai em cima. Vai ser investigado, processado e vai responder pelos seus atos. Já tivemos quase 400 milicianos presos. Não temos compromisso com ninguém a não ser com a defesa da lei e da ordem.

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), 838 roubos a transeunte foram registrados na Barra da Tijuca de janeiro a outubro deste ano, uma redução de 8,7% ao mesmo período do ano que passado, com 918 casos. Outro índice que também registrou redução foi o de roubos a estabelecimentos comerciais, com 81 casos de janeiro a outubro deste ano. Foram 92 casos no mesmo período do ano passado, uma queda de 12%.

Já os roubos de celular registraram aumento de 36,4%. Em 2019, foram 311 casos, contra 228. O índice de roubos de veículos ficou praticamente estável: 204 casos este ano, contra 201 no ano passado — aumento de 1,5% em 2019.

Atualmente, a operação Segurança Presente já atua nos bairros da Lapa, Centro, Aterro do Flamengo, Lagoa, Ipanema, Leblon, Tijuca, Méier, Laranjeiras, Bangu, Botafogo, Copacabana, Niterói, Nova Iguaçu, Austin e Duque de Caxias. A equipe é integrada por policiais militares, agentes civis (egressos das Forças Armadas) e assistentes sociais.

Via: Jornal Extra







Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.