Jornal Povo

Comissão da Câmara de Vereadores investiga morte e furto de animais durante obras no Zoológico do Rio

A Comissão Especial de Saúde Animal da Câmara de Vereadores do Rio investiga a morte de mais de 200 animais e o furto de pássaros no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio.

O parque está fechado para obras desde sábado (30) e a previsão é de que os trabalhos continuem até março de 2020. As reformas no local tiveram início em 2016, quando a administração foi concedida ao Grupo Cataratas, para a construção de um bioparque.

Enquanto as construções são feitas, os animais permanecem dentro do zoológico. Diante da situação, o vereador Marcos Paulo, do Psol, da Comissão Especial de Saúde Animal, afirmou que recebeu diversas denúncias, inclusive de funcionários do zoológico, a respeito de maus tratos aos animais.

No sábado (30), após vistoria do presidente da comissão, o vereador afirmou que a situação em que os animais vivem é precária.

“Nós vimos um grande canteiro de obras, animais estressados, enclausurados em ambientes muito pequenos, com motosserras, caminhões entrando e saindo o tempo todo. Uma situação realmente muito ruim para os animais”, afirma o parlamentar.

Segundo a fundação RioZoo, da Prefeitura do Rio, desde o começo das obras, pelo menos 219 animais morreram, 186 foram transferidos e 4 reintroduzidos. Além disso, houve o registro de 18 animais furtados, todos aves de pequeno porte.

O gerente técnico do grupo Cataratas, Carlos Eduardo Verona, que assumiu a administração do zoológico em 2016, afirmou que todos os animais são monitorados por equipes especializadas e por “aparelhos que fazem medição da qualidade ambiental”.

O gerente também afirmou que as transferências foram feitas para esvaziar áreas que passariam por obras e que o número de mortes registrado não está “fora do esperado”.

Em nota, a Prefeitura do Rio, disse que a média de mortalidade de animais, antes da concessão ao Grupo Cataratas, era de 97 óbitos, entre aves, répteis e mamíferos. A prefeitura acrescenta também que mantém contato constante com o Grupo Cataratas e que acompanha as obras, bem como o bem estar dos animais.

Via: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.