Jornal Povo

Fluminense revive “frustração” contra o Avaí e volta a entregar resultado no fim da partida

O Avaí conseguiu apenas 19 pontos em todo o Brasileirão, e quatro desses foram às custas do Fluminense. O time carioca terminará esta edição do campeonato sem conseguir uma vitória sobre o lanterna, e os dois encontros entre as equipes resumem as falhas que prologam o drama tricolor no torneio.

Na 17ª rodada, depois de muitas chances perdidas no Maracanã, o Flu foi castigado no fim e saiu derrotado com um gol de pênalti de João Paulo. Exatamente um turno depois, o mesmo João Paulo, de novo de pênalti, decretou o empate em 1 a 1 na Ressacada, no último domingo. As partidas tiveram ingredientes diferentes, mas juntam o principal defeito deste Fluminense: a dificuldade para decidir jogos.

– É frustrante. Não pode desanimar, porque faltam dois jogos. É a nossa permanência, e precisamos dar a vida. Claro que gostaríamos de sair daqui com a nossa permanência garantida. Estávamos com o resultado na mão, faltavam cinco minutos. Mas, é algo do momento que vamos administrar. A partir de amanhã, já vamos pensar no jogo contra o Fortaleza – resumiu o meia Nenê.

Não à toa o Fluminense tem um dos piores aproveitamentos no ataque do Brasileirão. O time precisou, em média, de praticamente 14 tentativas para marcar cada um dos 36 gols que fez no torneio. A única goleada aplicada em todo o torneio foi sobre o Cruzeiro, na quinta rodada. Além desse jogo, o time fez três ou mais gols somente em mais um: no 5 a 4 em cima do Grêmio.

A dificuldade para marcar levou a tropeços importantes, e não só contra o time catarinense. Por exemplo, o Flu conseguiu apenas três vitórias nos duelos com todos os integrantes do atual Z-4: Cruzeiro, CSA, Chapecoense e Avaí. Isso em oito jogos, turno e returno.

Apesar dos vacilos, tudo indica que o aproveitamento será suficiente para garantir o Tricolor na primeira divisão em 2020. Com 42 pontos e na 15ª posição, a chance de queda é de apenas 1%. Mesmo com o empate em Florianópolis, o Flu pode se garantir na Série A ainda nesta rodada, se o Cruzeiro perder para o Vasco.

O grupo tricolor retorna ao Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira. Na terça, faz o único treino dedicado totalmente ao próximo adversário na tabela, o Fortaleza. A partida está marcada para as 21h30 (de Brasília) desta quarta, no Maracanã.

Via: Globo Esporte