Jornal Povo

WhatsApp criado para receber denúncias sobre problemas em escolas públicas recebe dez queixas no primeiro dia

Um número de WhatsApp para receber denúncias de censuras, perseguições e más condições de trabalho, de estrutura física e pedagógica nas instituições de ensino da cidade do Rio. Essa é a proposta do Observatório da Educação Democrática Carioca, plataforma online criada pelo vereador Tarcísio Motta (Psol) e colocada em prática na última terça-feira. Apenas no primeiro dia de funcionamento, o ZapEduca recebeu dez mensagens, com sigilo garantido, que serão checadas pela equipe.

— A educação democrática é o caminho para a educação de qualidade, com práticas que atendam à diversidade, ao desvendamento do mundo e à pluralidade de ideias, e não às ameaças, ao assédio moral e a outras práticas de perseguição — diz Motta.

A partir dos dados recebidos no número (21) 97486-6060, a equipe busca detalhes, confere a veracidade dos fatos e orienta o denunciante conforme a acusação feita. A solução, segundo o parlamentar, pode ser o apoio psicológico, a entrega de folhetos e cartilhas orientadoras e até o encaminhamento para uma possível defesa jurídica.

Motta explica que o projeto surgiu da própria experiência como vereador, professor e integrante da Comissão Permanente de Educação da Câmara do Rio:

— Nós criamos um espaço para recolher dados sobre as percepções e os problemas enfrentados por alunos e educadores. Em cima disso, vamos produzir uma análise sobre a vida educacional nesses tempos de cortes de verbas, de percepção política e de liberdade de expressão. Eu, como parlamentar que fiscaliza e que pensa políticas públicas, preciso entender como isso está acontecendo no Rio — destaca o vereador.

A ideia inicial, segundo ele, era contemplar as escolas da rede municipal. No entanto, Tarcísio Motta garante que as denúncias vindas de instituições estaduais, federais e particulares também serão atendidas pela equipe de assessores do gabinete. O serviço, acessível pela web, dispõe ainda de uma biblioteca virtual colaborativa e de um espaço para divulgação de relatos sobre iniciativas de educação democrática.

Prefeituras de Minas Gerais e da Paraíba já mostraram interesse de reproduzir o serviço, que, segundo Motta, teve um custo mínimo para ser colocado em prática.

— Eu já tinha os meus assessores do mandato. Então, não houve necessidade de contratação. O custo foi limitado ao de um chip de celular para manter o Whatsapp — explica.

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