Jornal Povo

Governo do Estado do Rio de Janeiro e Light trazem de volta à Lagoa Rodrigo de Freitas a Árvore do Rio Light que inaugura no dia 14 de dezembro

Imagine uma estrutura metálica de 70 metros de altura, equivalente a um prédio de 24 andares no meio da Lagoa Rodrigo de Freitas! Assim será a Árvore do Rio Light que vai enfeitar a cidade maravilhosa, a partir de 14 de dezembro, com uma grande festa. Montada sobre 11 flutuadores, iluminada por 900 mil lâmpadas de LED que apresentarão oito fases cenográficas, a árvore símbolo do Rio vai trazer ao público o brilho e a magia das comemorações de fim de ano. Dos R$13.626.600,00 de investimento, R$11.000.000,00 foram viabilizados pela Light, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. O projeto Árvore do Rio Light é uma realização Dream Factory e Backstage e mais uma vez tem a cenografia assinada por Abel Gomes.

 

Para celebrar este momento especial, está sendo preparado um espetáculo sincronizado de 7 minutos de luzes e fogos de artifício, além de uma trilha sonora que promete encantar a população. Em 2019, a Árvore terá o desafio da montagem em tempo recorde: “A Árvore do Rio é uma tradição da nossa cidade e estado. Temos mais de 20 anos de knowhow nesta operação. Bater esse recorde é um pequeno desafio extra, mas que não interfere na logística e nos prazos da montagem. Fizemos um pacto com toda a cidade e pode ter certeza de que no dia 14 teremos uma linda festa”, diz Nelson Drucker, presidente da Backstage.

 

Mais uma atração turística para a cidade

Para Roberto Medina, a consolidação da Árvore reafirma a vocação turística da cidade. “O Rio de Janeiro é uma cidade que nasceu para brilhar e com vocação natural para o turismo. Temos todo o cenário pronto. Precisamos cada vez mais dar luz aos eventos que consolidam esta vocação e concretizam que a cidade se supera, apesar da crise e das políticas públicas. A Árvore movimenta a economia, atrai turistas de várias cidades do Brasil e do mundo. É essa a imagem que precisamos passar. O Rio de Janeiro pode e vai voltar a ser a cidade que sempre foi”, comentou Roberto Medina, idealizador da Árvore do Rio e fundador do Grupo Artplan.

Para Duda Magalhães, presidente da Dream Factory, a Árvore do Rio Light é um marco para a cidade e sem dúvidas a melhor opção para os passeios em família. “A empresa acredita no Rio de Janeiro e por isso desenvolve inúmeros projetos que reforçam a imagem da cidade nacional e internacionalmente. A árvore é um ativo que se tornou um

ícone no Natal carioca há 23 anos, engajando a comunidade local e se tornando um ponto de encontro e de entretenimento no período natalino. A Light investir neste cenário, com negociação em tempo recorde, reflete o poder de realização dos organizadores e o quanto nossas empresas incentivam o Rio e isso é fundamental para o crescimento de todos”, comenta Duda.

 

A Árvore do Rio Light é considerada o terceiro maior evento anual da cidade e faz parte do calendário oficial do Estado. Conta com o patrocínio máster da Light, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O projeto tem apoio institucional da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Para o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Ruan Lira, a Árvore do Rio, além de ser um cartão postal para a cidade, representa um impacto para a economia: “A Árvore do Rio é um símbolo da capital do nosso estado, e já faz parte do calendário oficial carioca. Segundo estudo da FGV, só no ano passado, estatisticamente, a árvore gerou cerca de quatro mil empregos, sendo 56% deles diretos. Isso representa um impacto econômico de 190 milhões de reais. Além disso, a expectativa é que 400 mil pessoas consigam conferir de perto esta estrutura equivalente a um prédio de 24 andares, instalada no meio da Lagoa Rodrigo de Freitas. É um local perfeito para celebrar esta data tão representativa e fazer um brinde à toda população.”

 

Para Ana Marta Veloso, presidente da Light, investir na Árvore é investir no Rio e não existe presente melhor para a cidade e seus clientes: “se é para o Rio brilhar, pode contar com a energia da Light. A Árvore do Rio Light é o nosso presente de Natal para os nossos clientes, cariocas e fluminenses, que acreditam que o Rio é lugar de gente que brilha, que luta e que acredita no futuro! Vamos iluminar um cartão-postal que já se tornou parte das festas de fim de ano”, afirma Ana Marta.

Atrações para todos

O público da Árvore do Rio Light também encontrará quatro atrações que ficarão localizadas no Parque do Cantagalo:

Luzes do Rio – A instalação composta por um grande globo luminoso gera energia a partir de quatro bicicletas (duas de adultos e duas infantis) que quando utilizadas acionam uma bela ilustração em LED representando pontos icônicos da cidade maravilhosa. Diariamente a partir de 19h às 22h, sextas e sábados até 23h.

#BrilhaRio – Os apaixonados por fotos poderão registrar a visita a Árvore do Rio em frente ao letreiro gigante do Movimento BrilhaRio. Diariamente a partir de 19h às 22h, sextas e sábados até 23h.

Quanta Energia – O espetáculo “Quanta Energia” ensina para pequenos e adultos conceitos sobre energia e eletricidade de forma lúdica com formas práticas para evitar o desperdício.  Sábados e domingos às 18h.

Light Recicla – O projeto da reciclagem da Light terá um container para que o público descarte material reciclável e conceda descontos nas contas de luz de 48 instituições sociais cadastradas. Qualquer cliente da Light. Para se cadastrar, o cliente precisa levar a conta de energia e um documento com foto. De sexta até domingo, do meio-dia às 20h.

Movimento BrilhaRio

O #BrilhaRio é um movimento de resgate do otimismo e do orgulho do carioca e apaixonados pelo Rio. Está na hora do Rio voltar a ser maravilhoso em todos os sentidos, de resgatar sua posição de destaque como portão de entrada do país. O que acontece no Rio é notícia no mundo e trazer o brilho de volta é responsabilidade de todos: marcas, instituições, organizações e de cada um de nós, como cidadãos. Vamos promover uma mudança de pensamento e de atitudes em relação à cidade. Ela é nossa, vamos cuidar do que é da gente e isso começa nos pequenos gestos de todo dia. Para lançar esse movimento, a Light e a Árvore do Rio convidam a todos a olhar para este símbolo que faz renascer a esperança de dias melhores e fazer parte desse movimento. Que a Árvore do Rio renove em cada um o orgulho por essa cidade que nasceu para brilhar.

 

Sobre a Árvore do Rio Light

Desde setembro de 2018, a Árvore do Rio faz parte do calendário oficial do estado. O decreto que oficializou a decisão ressalta que o projeto atrai um grande número de moradores e turistas para o local, gera desenvolvimento econômico e oportunidade de emprego no Rio de Janeiro.

 

Serviço:

Árvore do Rio Light

Datas: 14 de dezembro a 06 de janeiro

Horário das luzes acesas: de 19h à 01h (de segunda até quinta) e das 19h às 02h (sextas, sábados e domingos)

Altura: 70 metros

Flutuadores: 11

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.