Jornal Povo

UPA Seropédica será inaugurada e irá oferecer emergência adulta e pediátrica 24 horas por dia

Será inaugurada no dia 7 de dezembro, às 11h, a UPA 24h em Seropédica, na antiga estrada Rio – São Paulo, BR 465. Ela foi solicitada pelo então deputado estadual Anabal Barbosa de Souza, que ficou fora da prefeitura durante 12 anos e assumiu novamente em janeiro de 2017. A UPA passará a funcionar somente agora, depois de cerca de 12 anos de sua construção. Anteriormente estava fechada por conta de má administração das gestões passadas.

A unidade que será aberta no próximo sábado era alvo de multas por estar fechada, sendo a diária de 50 mil reais. Com isso, seu fechamento não implicava apenas na precariedade da saúde do morador de Seropédica, mas também implicava diretamente na agravação de dívidas e na deterioração dos equipamentos que ali se encontram. Para que os desdobramentos da multa não aumentassem, Anabal fez com que passasse a funcionar de 8h às 17h apenas como ambulatório, até que houvesse condições de fazê-la funcionar integralmente. 

Por conta desses e mais outros problemas, o ano em que iniciou seu novo mandato precisou de muita dedicação por parte de Anabal para equilibrar as contas, já que a prefeitura precedente deixou deficiências no município, como uma dívida de mais de 19 milhões com a light, tendo também quatro meses de salários atrasados. Essas despesas, apesar de adquiridas já há alguns anos antes de Anabal reassumir o cargo, afetam até os dias de hoje na atual gestão.

Ainda assim, mesmo com a dificuldade da crise, em janeiro de 2017 reinaugurou o posto de saúde no km 40, que havia sido demolido pela gestão anterior. Conseguiu isso improvisando um posto de emergência no prédio da subprefeitura, para que metade da população de Seropédica não sofresse pela falta de atendimento. Saltou de 10 partos para mais de 250 partos por mês na maternidade, e comprou ambulâncias e veículos para a estruturação da saúde.

Outro ponto de destaque é a antecipação dos salários dos servidores, que muitas vezes são pagos na última quinzena do mês. Também foram investidos 30 milhões em asfalto, além da inauguração da UPA que já irá acontecer esta semana.

– A nossa cidade, a partir desta data, vai contar com uma moderna emergência adulta e pediátrica. Um sonho antigo, agora ao alcance de todos – destacou o Prefeito Anabal.

O secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gabriel Carvalho Neves, também ressaltou a importância dessa nova empreitada.

– A proposta da UPA Seropédica 24h é dar mais qualidade no atendimento aos munícipes. Assim que aceitamos o cargo oferecido pelo prefeito Anabal, pudemos conhecer as suas vontades na área de saúde como gestor e, prontamente, eu e a minha equipe iniciamos o planejamento de dar nova cara à saúde de Seropédica – disse.