Jornal Povo

Idosa aguarda socorro do Samu por horas no chão de rua da Zona Norte do Rio

Uma idosa de 83 anos aguardou por mais de três horas socorro do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) no chão de uma rua em Inhaúma, na Zona Norte do Rio, após cair e machucar o punho na manhã desta quarta-feira (4).

Segundo o filho da idosa, identificada como Eny de Castro, a mãe caiu por volta das 9h quando voltava do mercado na Rua Amaro Hamatí, próximo ao CIEP Coronel Sarmento. Pedestres que prestavam socorro à mulher telefonaram para o Samu desde então. Às 12h, o serviço não havia chegado ao local.

“Ligamos desde 9h, falavam pra gente aguardar, que não tinha carro pra mandar. Nós não queremos levantar ela porque a gente não sabe se pode machucar mais”, disse o filho ao G1, enquanto aguardava a ambulância.

Em imagens feitas pelos moradores, é possível ver a idosa deitada sobre um papelão, com o punho inchado, e um travesseiro no pescoço, colocado por moradores.

O G1 tentou contato com o Corpo de Bombeiros, responsável pelo serviço, desde que recebeu as denúncias, às 11h30, e conseguiu um retorno da corporação às 12h30. Por telefone, os bombeiros informaram que o serviço do Samu atende a um protocolo de emergência de acordo com a gravidade das vítimas.

Via: G1