Jornal Povo

Espetáculo “Meus Cabelos de Baobá” ressalta a força do feminino negro

O espetáculo, “Meus Cabelos de Baobá”, se desenvolve em torno de diálogos da Rainha Dandaluanda com a árvore milenar de origem africana, o Baobá, e está em cartaz às sextas e sábados, às 20h e aos domingos às 19h, até 22 de dezembro no Teatro Laura Alvim. A árvore, Baobá, ensina a rainha os valores africanos e desperta sua autoestima: primeiro, como menina; em seguida, como mulher e, finalmente, como rainha, consciente de sua beleza singular, de sua força ancestral e identidade negra.

A montagem que tem texto e atuação de Fernanda Dias, direção de Vilma Melo, a primeira negra a ganhar o prêmio Shell na categoria de Melhor Atriz e no elenco Ana Paula Black e Beà, apresenta a força do feminino onde os movimentos e os gestos, auxiliam na narrativa e na estética da encenação. Por meio de uma estética negra, o espetáculo valoriza a identidade negra feminina sua força e conexão com a ancestralidade de se reinventar.

“Podemos notar que no cenário cultural brasileiro os padrões e valores eurocêntricos dominam a cena. A carência de uma estética negra, neste campo, ainda é uma ação recorrente. Trata-se de um conjunto de engrenagens que silencia de modo subliminar as mulheres, principalmente as mulheres negras”, afirma Fernanda Dias.

Inspirado em argumentos de Simone Ricco e textos da autora Conceição Evaristo, o objetivo deste espetáculo é além de trazer para a cena teatral uma estética que atravessa a diáspora negra, como essa diáspora, influencia a capacidade das mulheres se reinventarem através dos tempos e como essas estética pode ser reveladoras a ponto de fazer com o que o não dito venha à tona. Deste modo, a narrativa apresentada traz ao espectador a possibilidade de perceber o que está por trás do que vê.

Fernanda Dias – Desde 2008, quando começou a dançar dança afro, desejava desenvolver um solo. Em 2010, foi ao Senegal participar do III Fórum de Artes Negras com o grupo Cor do Brasil, a vontade de fazer um trabalho cruzando teatro e dança aumentou.  Pesquisou as danças de matrizes africanas, retornou ao Senegal para estudar em uma escola de dança (Ecole des Sables) e em 2016, inspirada no argumento de Simone Ricco, escreveu uma cena e passou a apresentá-la em formato de esquetes em escolas e eventos de temática negra. Assim surgiu Meus cabelos de baobá, depois enriquecido com inspirações em textos da autora Conceição Evaristo.

O Teatro Laura Alvim fica localizado na Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema, Rio de Janeiro

FICHA TÉCNICA

Direção – Vilma Melo

Argumento – Simone Ricco

Texto – Fernanda Dias

Elenco – Fernanda Dias, Ana Paula Black e Beá

Figurino- Clívea Choen

Desenho de luz – Binho Schaefer

Operador de luz – Jorge Costa e Victor Tavares

Direção musical e percussão – Beá

Coreografias- Fernanda Dias e Charles Nelson

Música Originais – Jhon Conceição, Bárbara Santos, Rony Valk e Beá

Concepção de cenário e projeto gráfico – Cachalote Mattos

Assessoria de imprensa – Monteiro Assessoria – Laís Monteiro

Assistente de produção – Mariana Pantaleão

Produção – Damiana Inês

Idealização – Fernanda Dias

SERVIÇO:

MEUS CABELOS DE BAOBÁ

LOCAL: TEATRO LAURA ALVIM

ENDEREÇO:  Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

DATA: de 29 de novembro a 22 de dezembro

HORA: sextas e sábados 20h e domingos 19h

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

TEMPO: 50 minutos

ENTRADA: 40 inteira e 20 meia

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.