Jornal Povo

Prefeitura muda projeto de contenção a enchentes no Jardim Botânico

A prefeitura do Rio anunciou nesta quarta-feira que não vai mais realizar a obra de elevação do nível da rua Jardim Botânico em 80cm. A obra tinha sido anunciada pelo prefeito Marcelo Crivella como forma de conter as enchentes no local em dias de chuva. Assim, a rua seria coberta com diversas camadas de asfalto.

No entanto, a prefeitura desistiu de elevar a rua e vai construir uma galeria para fazer o recolhimento das águas da chuva. A obra deve durar quatro meses e, segundo a prefeitura, deve começar nesta semana, sem especificar data. A prefeitura não informou quais vias do entorno devem ser afetadas.

Moradores fizeram abaixo-assinado contra elevação da rua

Os moradores do bairro Jardim Botânico lançaram nesta terça-feira um abaixo-assinado online para impedir as obras de elevação da rua Jardim Botânico.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Botânco (AMAJB), Heitor Wegmann, afirma que os moradores sequer foram consultados sobre essa proposta.

— O projeto não foi apresentado, nós não conhecemos. O que sabemos é que a elevação de 80cm já fica acima do nível da mureta do parque Jardim Botânico, que é tombado. Não adianta fazer uma obra sem ter o básico para escoar a água. Na minha opinião, é jogar dinheiro fora.

A iniciativa teve apoio da ONG Meu Rio. Ao assinar o abaixo-assinado, os moradores enviam e-mails diretamente para o secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno, pedindo que outras soluções sejam consideradas, como a implementação de políticas de prevenção a desastres com sistema de drenagem, limpeza de comportas e escoamento do Rio dos Macacos. O texto ainda sinaliza que informações sobre custos e prazos da obra não foram divulgados.

As obras estavam previstas para começar na segunda quinzena de novembro, como anunciou o prefeito.