Jornal Povo

Imagens de homem com arma para o alto em moto e menino com colete à prova de balas não foram feitas em Paraisópolis

Circulam pelas redes sociais imagens de criminosos armados acompanhadas de legendas que as associam a Paraisópolis, onde nove pessoas morreram pisoteadas e outras 12 ficaram feridas após ação policial em um baile funk no domingo (1º). As mensagens são #FAKE.

Uma das imagens mostra dois rapazes em uma moto, enquanto o garupa, armado, aponta para o alto sob barulho parecido com o de tiros. A legenda diz: “Mais coitadinhos do Paraisópolis. Agora efetuando disparos e sem capacete. Menor dos problemas. Pois se cai e morre, um a menos…”

Outra imagem associada a Paraisópolis mostra homens armados no interior e no teto de um carro que percorre lentamente as ruas de uma comunidade.

A série de imagens inclui ainda a foto de um adolescente com uma arma na cintura, garrafas de uísque nas mãos e um colete à prova de balas de uso exclusivo da Polícia Militar.

Os vídeos e fotos não foram feitos na favela de Paraisópolis. As cenas, na verdade, foram gravadas em 2016, no Jardim Elisa Maria, na Zona Norte de São Paulo, como mostra uma reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” publicada em 30 de dezembro daquele ano.

Via: G1