Jornal Povo

Terminal Campo Grande do BRT será reaberto a partir desta segunda-feira

Fechado há 18 meses por falta de segurança, o terminal de Campo Grande do BRT Transoeste voltará a funcionar na próxima segunda-feira. A estação está sendo totalmente reformada pelo consórcio formado pelas empresas de ônibus a um custo estimado de R$ 400 mil. Outras 21 paradas do sistema continuam fechdas.

Os detalhes da nova operação ainda estão sendo fechados, mas a expectativa é que oito ônibus — de um tamanho intermediário entre os coletivos convencionais e os articulados — sejam usados em um primeiro momento de testes. O terminal deverá funcionar das 6h às 22h com intervalos de 30 minutos.

— Nós realizamos uma série de reuniões com órgãos municipais e forças de segurança para retomar o serviço. Precisamos entender novamente o perfil dos passageiros para atender com número correto de veículos e horários de suas demandas. — afirmou o presidente-executivo do BRT, Luiz Martins.

Quem embarcar em Campo Grande só poderá saltar no terminal Santa Cruz ou nas estações Cajueiros, Gastão Rangel e General Olímpio, que continuam operando. As outras 21 estações do eixo da Avenida Cesário de Melo fechadas por falta de segurança na operação podem voltar a partir do próximo ano, mas isso ainda depende de um acordo entre o consórcio e a prefeitura sobre quem vai arca com o custo das reformas e reconstruções.

Com o abandono, muitas estações do corredor da Cesário de Mello viraram abrigos para moradores em situação de rua. Por isso, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos tem feito operações para acolher essas pessoas.

Além disso, nos primeiros dias, um batedor vai acompanhar os ônibus que voltarão a fazer o trajeto entre os terminais de Santa Cruz e Campo Grande. Os operadores temem que ocorram acidentes, já que, sem uso, a pista exclusiva está sendo usada por pedestres, ciclistas e carros.