Jornal Povo

Aplicativo lançado pela Fiocruz vai ajudar no combate à violência LGBTI

No intervalo do trabalho, durante um lanche em um shopping, na Baixada Fluminense, o cabeleireiro Wando Tostas, de 57 anos, escutou de seguranças que não era bem-vindo no local. O motivo é que ele estava vestido de Mamãe Noel. Na ocasião, há três anos, Wando não conseguiu nem que um carro da Polícia Militar fosse ao local. Para ele, a situação seria diferente se o aplicativo Dandarah já existisse.

O App deverá ajudar à população LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais, homens trans e Intersexos) se informar, denunciar, registrar, enfrentar e evitar diversas formas de violência. Ele será lançado pela Fiocruz, no próximo dia 18. O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, segundo a ONG Internacional Transgender Europe.

O Dandarah vai permitir também que o usuário acione um botão de pânico, quando ele se encontrar em situação de risco. Uma vez acionado, o App mobilizará até cinco contatos, previamente cadastrados, e de confiança da pessoa. Além disso, a ferramenta vai disponibilizar um mapa que irá mostrar os lugares seguros da região para o público LGBTI.

“Fui cercado por mais de 15 seguranças do shopping. Apenas agora, a Polícia Civil me procurou. Então, pedi para arquivar. Se essa plataforma já existisse, com certeza, teria acionado o botão de pânico”, disse Wando.

Segundo Bruna Benevides, secretária de Articulação Política da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a ferramenta é colaborativa. “As pessoas vão se sentir parte do projeto. O mapa que apontará os locais seguros, por exemplo, será construído, aos poucos, pelos usuários do App”, explicou.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.