Garotada no Carioca, descanso e paciência com o time principal. O Flamengo ainda com compromissos importantes em 2019 já tem definido o planejamento do próximo ano. E isso passa pelo time Sub-20 na Taça Guanabara e boas chances de pré-temporada fora do Ninho do Urubu.
O Flamengo tem propostas do Brasil e do exterior para levar o elenco campeão brasileiro e da Libertadores para os primeiros dias de trabalho de 2020 sem custos. Uma delas é de Orlando, para duas semanas de treinos que terminaria com um amistoso contra o Orlando City. O clube estuda as possibilidades.
É uma tendência, porém, que o início dos trabalhos seja fora do centro de treinamento. O que está definido é que o time Sub-20 será responsável pelos primeiros jogos do Carioca. A tabela prevê estreia contra o segundo colocado da seletiva dia 18 ou 19 de janeiro, quando os profissionais sequer terão retornado de férias.
Jorge Jesus já anunciou a reapresentação para o dia 22 de janeiro, um mês após a final do Mundial, e nos bastidores já deu o recado: não abre mão de uma pré-temporada de 30 dias. Nos primeiros 15, nem mesmo jogo-treino.
A tendência é que a partir da terceira semana o Flamengo utilize o estadual para dar ritmo ao time. A esta altura, porém, já terá acabado a fase de grupos da Taça GB: a sexta rodada, contra o Madureira, acontecerá em 8 ou 9 de fevereiro.
Com apenas 23 inscritos no Mundial, o Flamengo teria a possibilidade de já dar férias aos jovens que ficaram fora da lista, mas levará todos os 31 jogadores do elenco para o Catar. O clube aguarda uma autorização da FIFA para que todos possam treinar nas instalações do Al Duhail (os não inscritos como sparrings).
Jorge Jesus projeta ainda trabalhar com um grupo ainda mais enxuto em 2020. Com isso, nomes como Dantas, Rafael Santos, Hugo Moura, Pepê, Vítor Gabriel e João Lucas serão liberados para buscar empréstimos. Lucas Silva vive situação similar, mas o clube vê maior potencial para venda.
O elenco do Flamengo viaja para o Mundial de Clubes sexta-feira e tem partidas marcadas para os dias 17 e 21 no Catar. A partir do dia 22, todos estão de férias.
Em 2020, o Rubro-Negro tem seis competições previstas: Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Carioca, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileiro.
Via: Globo Esporte