As fiscalizações da Operação Lei Seca vão ser intensificadas em todo o Estado do Rio durante as celebrações de Natal e Réveillon, e também na temporada do próximo verão. De acordo com o tenente-coronel Marcelo Rocha, superintendente da Lei Seca, o objetivo é evitar acidentes como os dois ocorridos no fim de semana, que ocasionaram as mortes de cinco jovens e de um policial militar.
“Queremos dar garantias de que as famílias possam se encontrar, celebrar a vida com alegria e evitar acidentes. Nós tivemos duas tragédias no fim de semana, uma com jovens ainda iniciando suas vidas e outra com um policial militar, sem esquecer das pessoas que ficaram feridas”, disse Rocha.
As ações da Operação Lei Seca serão realizadas em locais estratégicos. Além do trabalho de fiscalização, educadores de trânsito, a maior parte vítimas de acidentes envolvendo bebidas alcoólicas, também atuam nas operações. “Tentamos, tanto na fiscalização como na educação, levar a mensagem da escolha de não beber e dirigir, não aceitar carona de quem bebeu, não permitir que as pessoas próximas dirijam depois de beber”, concluiu Rocha.
Dados da Operação Lei Seca mostram que de janeiro a novembro deste ano foram realizadas 2.136 ações de fiscalização. No período, foram abordados 266.923 motoristas e registrados 11.849 casos de alcoolemia.